Barril de Pólvora – “Catástrofe” (2022)
Gravadora: Independente
Estilo: Heavy Metal, Hard N’ Heavy, Metal
Para fãs de: Iron Maiden, Dio, Judas Priest, Metallica
Nota: 9,0
Considerada um dos melhores representantes do Heavy Metal brasileiro, o Barril de Pólvora lança seu segundo álbum. “Catástrofe”, mais pesado que seu antecessor, é composto com a matéria prima do estilo, no sentido visceral da “palavra”, e banhado de personalidade própria.
Contando com Flavio Drager (vocais), Emerson Martins (guitarras) Saulo Santos (baixo) e Alexis Bomfim (bateria), o novo álbum é produzido por Rodrigo Garcia (Cartoon), além de ser mixado e masterizado por André Cabelo (Chakal).
Evoluindo para uma sonoridade mais madura e energizada, a banda investe no peso e na versatilidade das composições e as decora com vocais soberbos, refrãos cativantes, guitarras cruas e melodiosas e uma cozinha afiada, entrosada e coesa.
Trazendo canções e letras bem acima da média “Catástrofe” nos brinda com pedrada atrás de pedrada. Sem citar canção por canção vale ressaltar os singles: “Guerreiros Noturnos” que é uma ode ao estilo, além de “Mente da Libertação” e seu convite à reflexão.
Apesar de retratar a capacidade da raça humana em destruir o mundo com sua ganância e degradação insaciáveis espero que a banda tenha muito tempo de vida para alçar voos cada vez maiores.
Estamos diante de um dos melhores álbuns do estilo em 2022.
EXPLODE, BARRIL!
João Paulo Gomes