Banda principal: Cradle of Filth
Local: Carioca Club Pinheiros, São Paulo/SP
Data: 25/05/2019
Produção: Overload
Assessoria de imprensa: The Ultimate Music
Texto e fotos por Wallace Magri
Para marcar os 20 anos do lançamento de “Cruelty And The Beast”, o Cradle Of Filth está em turnê tocando o álbum na íntegra, e foi esse show que passou por São Paulo nesta noite de sábado, arrastando seus fieis fãs ao Carioca Club para acompanhar esta histórica apresentação, às 7 horas da noite, tornando a saga de Elisabeth Bathory, contada por meio de versos à Lord Byron, praticamente em uma matinê nada vampiresca.
Com o palco contando com a reprodução da capa do álbum no fundo, os teclados e a bateria em uma redoma de vidro na parte de trás, na hora marcada, a intro mecânica de “Once Upon Atrocity” começa a tocar e logo a banda toma o palco e executa as três primeiras músicas do álbum de maneira irretocável. Todos os instrumentos estão nítidos e Dani canta magnificamente a narrativa tétrica e macabra que foram as passagens da vida de Bathory que ficaram para a história.
Marek Smerda e Richard Shaw criam incríveis paredes de riffs ao longo da apresentação, sendo que as passagens mais cadenciadas de “Desire in Violent Overtrue” colocam a casa abaixo, e a coisa não para de ferver com os blast beats precisos de Martin Skaroupka.
A ocupação de palco dos caras é frenética, Richard balançando a cabeleira feito um gnu enlouquecido, e a todo momento os integrantes trocam de posições com uma dinâmica de ocupação de espaço precisa, mantendo contato intenso com o público à frente do palco.
Dani Filth fica visivelmente incorporado pelas letras das músicas que interpreta durante o show, naquela linha King Diamond esganiçado, com direito a corpse pain e figurino tribal. Se é verdade que seu estilo vocal não agrada a todos, o público presente entende o recado e é arrebatado por sua performance inspirada. Enquanto nego por aí fica lendo no teleprompter letras de músicas primárias, repletas de clichês, o cara deixa fluir naturalmente narrativas imensas, muitas vezes em inglês arcaico, com uma naturalidade assustadora, realmente entregue à persona que parece ter criado a partir deste álbum. Ponto pra ele!
As linhas de baixo também estão em excelentes mãos, ganhando destaque em diversas passagens da belíssima “The Twisted Nails Of Faith”. Por falar em beleza, os sintetizadores de Lindsay Schoolcraft preenchem todos os espaços das músicas, sem rolar aquela embolação costumeira em bandas com mais de 3 integrantes de cordas; além disso, seus backing vocals angelicais/gregorianos, contrastando com os gritos infernais de Dani, em diversos momentos são de arrepiar.
Os intrincados arranjos desta obra cheia de detalhes vêm à tona ao vivo com riqueza de detalhes, ainda que emaranhados a passagens pré-gravadas, tornando o espetáculo emocionante e conferindo aquele clima de trilha sonora do apocalipse para o show, graças também ao cuidado com a iluminação e o exagero nos tons vermelhos e negros.
Encerrando a primeira parte do show, a ária final, que se encerra com “Lustmord And Wargasm”, um fecho épico para uma apresentação em que o profissionalismo, energia e interação com o público através da música foram realmente dignos de aplausos.
Enfim, Dani se dá ao trabalho de interagir verbalmente com a plateia e reclama dos mosquitos de nosso país, culpando “a luz amarela” por isso… suponho que estivesse se referindo à luz do sol, coisa que parece que não atrai muito o nanico vampirão. Em seguida, mandam as obrigatórias “Malice Through The Looking Glass”, “Heartbreak And Seance”, “Nymphetamine (Fix)”, “Saffron’s Curse” e, para encerrar a noite na cidade mais vampira do planeta (que suga a energia de seus habitantes 24 horas por dia), executam “Her Ghost In The Fog”, para o delírio do bom público presente no Carioca Club.
Setlist
Once Upon Atrocity
Thirteen Autumns And a Widow
Cruelty Brought 3 Orchids
Beneath The Howling Stars
Venus In Fear
Desire In Violent Overture
The Twisted Nails of Faith
Bathory Aria: Benighted Like Usher/A Murder Of Ravens In Fugue/Eyes That Witnessed Madness
Portrait Of The Dead Countess
Lustmord And Wargasm (The Lick Of Carnivorous Winds)
Malice Through The Looking Glass
Heartbreak And Seance
Nymphetamine (Fix)
Saffron’s Curse
Her Ghost In The Fog