Metal na Lata

Entrevista com Russel Allen (Symphony X) (2022)

SX00
Compartilhe

Entrevista com Russell Allen (Symphony X)

Um dos maiores ícones do Prog Metal mundial, o Symphony X está de volta ao Brasil depois de 3 anos, novamente com a tour comemorativa dos 25 anos de formação da banda. Serão 4 shows: Rio de Janeiro, 27/07; Limeira, 29/07; São Paulo, 30/07; e Fortaleza, 31/07. O Metal Na Lata conversou de forma exclusiva com o lendário vocalista Russell Allen. Um papo descontraído sobre turnês, projetos paralelos, futuro da banda e.. bem, dor de barriga. Confira!!

Por Luiz Gustavo Santos
Fotos por Danny Sanchez

Metal Na Lata: Russell, obrigado por falar com o Metal Na Lata e com todos os seus fãs no Brasil. Você esteve excursionando com o Symphony X nos Estados Unidos recentemente. Como foi?

Russell Allen: Foi ótimo! Uma das melhores turnês americanas que já fizemos. Os fãs compareceram todas as noites e a energia dos shows foi incrível! O clima com as bandas de abertura também foi legal. A gente até jogou baseball com eles em um dos dias de folga. Foi muito divertido.

Metal Na Lata: Por outro lado, a banda anunciou recentemente o cancelamento de toda turnê europeia. O que aconteceu?

Russell Allen: Muitos “e se” cenários por causa dos protocolos de Covid. Acredito que se fôssemos de ônibus poderia ter dado certo, mas a gente tinha planejado fazer de avião. Se a gente voasse dos Estados Unidos para um país estava tudo certo, mas as regras mudavam se a gente voasse para outros locais. Se qualquer um de nós fosse parado e testasse positivo, a ficaríamos arrasados. A gente simplesmente não poderia correr um risco financeiro desse tipo.

Metal Na Lata: O Symphony X está vindo (nota: entrevista realizada antes dos shows no Brasil) para o Brasil para 4 shows. O que podemos esperar? Alguma diferença em relação aos shows de 2019? Espero que você não esteja com dor de barriga dessa vez (risos).

Russell Allen: Nós estaremos tocando músicas do nosso repertório para celebrar nossos 25 anos juntos. Vão ser grandes noites de músicas com alguns dos melhores fãs do mundo. E eu estou me sentido muito bem, por enquanto (risos). O lado bom é que estaremos tocando no Brasil primeiro (em relação ao resto da América Latina), então eu devo ficar bem. Apesar de que eu posso não sobreviver ao churrasco brasileiro. Dedos cruzados (risos)!!

Metal Na Lata: O disco “Underworld” completou 7 anos em julho e tem havido rumores sobre um novo disco da banda já por alguns anos. Você pode nos dizer algo concreto sobre isso?

Russell Allen: Nadinha!! (risos), mas estamos trabalhando nisso.

Metal Na Lata: Você acha que é mais difícil manter a banda ativa e criativa agora do que era 27 anos atrás, quando vocês começaram?

Russell Allen: Do nosso lado não é mais difícil. Mas o mundo mudou tanto nesse tempo, e é muito difícil de manter as rodas girando. Muitas e muitas bandas que conhecemos tiveram que desistir por conta do Covid. Nós não temos planos de parar. A última turnê que fizemos nos Estados Unidos foi incrível e muito inspiradora. Esperamos que as coisas continuem a melhorar para todos nós.

Metal Na Lata: Para mim, o Symphony X soa mais pesado e agressivo agora do que no começo. Você sente que essa nuance é “mais Russell Allen”, ou seja, mais adequada para o seu estilo de cantar?

Russell Allen: Não, não é “mais eu”. É só a direção que a banda tomou e eu apenas faço o que a música pede.

Metal Na Lata: Você esteve envolvido em diversos projetos paralelos, tais como o Trans-Siberian Orchestra, Adrenaline Mob, Allen-Lande, Allen/Olzon, etc. Você tem planos para alguma dessas bandas?

Russell Allen: O projeto Allen/Olzen estará lançando um disco novo muito em breve. E eu estarei com o TSO novamente no final do ano. Também estou trabalhando num material acústico semelhante com o que fiz com a Anie. Ainda não há planos para lançá-lo, mas tem uma música que eu escrevi que eu realmente quero que o mundo ouça o quanto antes.

Metal Na Lata: Bem, obrigado novamente pelo seu tempo Russell. Por favor deixe uma mensagem para os fãs brasileiros, que estão ansiosos para ver você no palco novamente.

Russell Allen: Melhores fãs do mundo!! Estou muito empolgado com a oportunidade de tocar no Brasil novamente. Nunca se sabe o que esse mundo maluco vai jogar na gente daqui pra frente, mas nós temos esse momento e eu estou ansioso pra criar algumas memórias inesquecíveis com vocês todos. Muito amor Brasil!!

Agradecimentos a Isabelle Mirannda e Top Link Music.

Mais informações:

www.symphonyx.com
www.facebook.com/symphonyx
www.instagram.com/symphonyxofficial

Patrocinadores Metal Na Lata:

Compartilhe
Assuntos

Veja também