Metal na Lata

Entrevista com Will Tomao, o sangue brasileiro da banda sueca Tyranex!

tyranex_entrevista_2023
Compartilhe

Entrevista com Will Tomao, o sangue brasileiro da banda sueca Tyranex!

Não adianta, pois em qualquer lugar do mundo, e em qualquer função, você vai encontrar sempre um brasileiro. No Metal não é diferente! Batemos um papo com o simpaticíssimo guitarrista brasileiro Will Tomao, que toca na banda de Speed/Thrash Metal sueca Tyranex. Nessa conversa, Will contou-nos como foi parar na Suécia, como entrou na banda e os preparativos par ao lançamento do quarto álbum da carreira da banda, sendo esse o primeiro contando com os dotes do músico. Confira!

Entrevista por Johnny Z.
Créditos de Fotos: Divulgação

Metal Na Lata: Will, conte-nos um pouco sobre sua história como músico e como foi parar na Suécia?

Will Tomao: Sempre trabalhei como músico no Brasil. Iniciei tocando guitarra aos 13 anos e mais tarde me interessei pelo Clarinete. Sempre toquei os dois instrumentos mas o clarinete se tornou o meu instrumento principal de trabalho. Vim parar na Suécia pois minha esposa é Sueca. Nós moramos juntos na Irlanda por 3 anos e queríamos voltar a um dos países do qual temos raízes e optamos pela Suécia.

Metal Na Lata: Você tocou com a Sphaera Rock Orchestra e gravou clarinete nas partes orquestradas do álbum “In Love With Hatred”, do Genocídio certo? Como foi essa participação?

Will Tomao: Sim isso mesmo. Foi uma honra, pois o Genocídio é uma banda super importante na cena Brasileira, e o resultado ficou excelente! Com a Sphaera pude tocar também com o Rafael Bittencourt, Dani Nolden, Bruno Sutter, Andreas Kisser e o próprio Sepultura.

Metal Na Lata: Sua paixão pelo Speed/Thrash Metal surgiu ainda no Brasil ou isso se deu após ir definitivamente para a Suécia?

Will Tomao: No Brasil mesmo, muito por causa do Sepultura, mas fui sempre muito fã de Slayer, Kreator, Megadeth entre outros.

Metal Na Lata: Antes de Tyranex você tocou em mais bandas aí na Europa?

Will Tomao: Toquei e toco em diferentes projetos de vários estilos, mas no gênero metal toco também com uma banda chamada Cynical Existence. O som é mais no estilo metal com música eletrônica, influenciado muito por Rammstein, mas desde a pandemia a banda deu uma pausa.

Metal Na Lata: Conte-nos como foi que você entrou na Tyranex.

Will Tomao: Durante a pandemia, como todo o mundo eu estava bastante em casa e sem nenhuma banda ativa. Ví um anúncio no Facebook que eles estavam procurando guitarrista e eu não os conhecia ainda. Ouvi, curti muito o som e resolvi arriscar. A Linnea (vocalista/guitarrista) me pediu para tirar duas músicas e enviar por vídeo. Eles gostaram e me convidaram pra ensaiar. Foi um processo bem tranquilo pois ninguém estava com muita pressa por causa da pandemia, então a gente teve bastante tempo pra ensaiar, nos conhecermos, alinhar idéias e objetivos até decidirmos trabalhar juntos.

Metal Na Lata: Dentro do estilo praticado pela Tyranex, quais bandas e guitarristas mais te influenciaram? E fora desse estilo agressivo, quais você citaria?

Will Tomao: Bandas no estilo diria Testament, Vektor, Anthrax, Death e Slayer. Guitarristas eu gosto muito do Alex Skolnick, David Davidson, Jeff Loomis e Chuck Schuldiner. Fora do estilo mais pesado meu guitarrista favorito é o Steve Morse.

Metal Na Lata: Como foi aprender sueco, já que a língua é bem difícil? Vocês na banda se comunicam esse língua ou inglês?

Will Tomao: Foi tranquilo, eu gosto de línguas e já falava inglês. O Sueco tem algumas palavras parecidas com inglês, alemão (que eu estudei por um curto período) e até Português. Tive alguns meses de aulas quando mudei para cá e isso fez toda diferença. Na banda nos comunicamos somente em Sueco, eventualmente eu pergunto qual a tradução de alguma palavra em inglês para o Sueco pois aprender uma língua é uma constante de palavras novas.

Metal Na Lata: Vocês estão gravando o novo álbum da Tyranex. Como estão as gravações? Pode adiantar alguma coisa para os fãs brasileiros em “segredo” (risos)?

Will Tomao: As gravações estão indo muito bem, e seguindo o cronograma planejado. A Linnea é bem perfeccionista (no bom sentido). A gente gravou diversas vezes até ter certeza que era o melhor que podíamos fazer e estamos satisfeitos com os resultados até agora. Um segredo? Teremos mais participações de Brasileiros nesse álbum, mas ainda não posso revelar mais detalhes.

Metal Na Lata: Como é a cena Metal aí na sua cidade? Pessoas e músicos daí te veem como um “gringo” ou um “brasileiro”? Pergunta com duplo sentido (risos).

Will Tomao: Gotemburgo é uma cidade bastante ativa na cena Metal, tem bastante show acontecendo com bandas de todos os portes e o público é presente e engajado. Também é uma cidade com bastante estrangeiros de um modo geral, então eles estão acostumados com outras nacionalidades, mas acham bem legal o fato de eu ser brasileiro, uma coisa que é bem vista por aqui apesar de acharmos o contrário no Brasil (risos).

Metal Na Lata: O que podemos esperar de um brasileiro, que o mundo saber ter o dom do groove e o swing nas veias, tocando numa banda Sueca e que pratica algo na linha bem old school?

Will Tomao: Ouço por aqui através de pessoas que nos viu tocando ao vivo que por eu ser brasileiro eu trouxe uma pegada diferente para banda num sentido de evolução e melhoria, o que me deixa bem feliz. Não sei dizer se é groove ou swing, mas contribuo com a musicalidade inerente a mim como brasileiro.

Metal Na Lata: Obrigado Will, e não vemos a hora de escutar essa quarta e nova porrada da Tyranex, agora com você. Deixe um recado para o Brasil.

Will Tomao: Obrigado por se interessarem pela Tyranex! Saibam que a banda toda tem MUITA vontade de tocar algum dia no Brasil e na América Latina! Quem sabe agora role? (risos)

Formação:

Linnea Landstedt – Vocal/Guitarra
Will Tomao – Guitarra
Martin Maskin Petersson – Baixo
Pontus Pettersson-Gul – Bateria

Ouça TYRANEX em:

Bandcamp: https://tyranex.bandcamp.com
Spotify: https://spoti.fi/3nmrMYw
Youtube: www.youtube.com/tyranexmetal

Mídias Sociais/Contato:

Facebook: www.facebook.com/tyranexofficial
Instagram: www.instagram.com/tyranexofficial
Contact: [email protected]

Compartilhe
Assuntos

Veja também