Eskröta | Afronta – “Ultriz” (Split) 2019)
Electric Funeral Records
#Crustcore, #Hardcore, #Thrashcore, #Fastcore
Para fãs de: Manger Cadavre?, Nuclëar Fröst, Surra, Desalmado
Nota: 8,5
Duas bandas nacionais dividem o protagonismo nesse split, cada qual com duas composições, numa pequena amostra de sua arte para os entusiastas da referida proposta. A Eskröta é composta por três garotas já experientes no underground, cujo som envereda pelo Thrashcore/Crust mais metalizado.
As meninas apostam pesado na crítica político-social, viés este que cai muito bem em formações deste estilo, cuspindo indignação e revolta em “Burn the Poor” (apesar do título em inglês, a letra é em português) e “Playbosta”, que desconstrói um espécime bastante comum em nossa sociedade: o playboy meritocrata. Som honesto, brutal e conscientizador, que merece consideração.
Já o cearense Afronta, apesar da semelhança sonora com sua colega de split, segue uma linha mais Hardcore/Crust, por vezes resvalando até no Fastcore. Sua música é mais suja, veloz e contundente, lembrando aquelas formações escandinavas do início dos 90 com algo da cena americana de Boston, com aquele Hardcore imundo e caótico.
O tapa na cara da sociedade é inevitável, com letras versando sobre religião, seus dogmas escravistas e demais atrocidades praticadas “em nome de Deus” em “Violada por Deus”, e a homofobia doentia em “Operação Tarântula”. Grande banda até então desconhecida por mim, que merece um álbum só seu assim que possível. Ótimo split com ótimas bandas. Confira!
Ricardo L. Costa (Colaborador)