Evergrey – “Theories of Emptiness” (2024)

Evergrey - Theories of Emptiness
Compartilhe

Evergrey – “Theories of Emptiness” (2024)

Napalm Records | Shinigami Records
#ProgMetal #ProgPowerMetal #PowerMetal

Para fãs de: Haken, Kamelot, Seventh Wonder

Texto por Luiz Gustavo Santos

Nota: 8,0

Numa cena em que cada vez mais bandas demoram anos e anos para lançar algo novo, o Evergrey parece fazer questão de seguir no caminho contrário. Prestes a completar 3 décadas de existência, a banda apresenta seu décimo quarto disco de estúdio, o quarto em 5 anos!

Embora produzindo em ritmo acelerado e com a criatividade ainda pulsante, o já mundialmente conhecido som dos suecos não vem sofrendo alterações. Com uma atmosfera típica da cena europeia, a banda transita entre o Prog e o Power Metal com facilidade, alternando momentos de bastante peso, suavizados pelos vocais de Tom S. Englund, com outros mais tranquilos e introspectivos.

“Theories of Emptiness”, ao menos nas primeiras ouvidas, me pareceu um pouco inferior a seu antecessor – “A Heartless Portrait”, de 2022. Mas está longe de ser um disco fraco. Logo de início, temos a melhor faixa do álbum. “Falling From the Sun” tem peso, energia, um refrão que conecta com o ouvinte desde o princípio, além de belos solos. Ainda pelo lado de mais peso do disco, merecem destaque “Say” (com mais um belo refrão), “We Are the North”, com um riff que é puro punch, e a heterogênea “Cold Dreams”.

Embora perca fôlego em alguns momentos, o disco é bem amarrado e garante a diversão por seus 51 minutos de duração. Os mal acostumados fãs do Evergrey, pela quarta vez nos últimos cinco anos, não vão ter do que reclamar.

Compartilhe
Assuntos

Veja também