Helloween – “Better Than Raw” (Expanded Edition) (1998) (Relançamento 2024)
Noise Records | Dynamo Records
PowerMetal #HeavyMetal #MelodicMetal
Para fãs de: Gamma Ray, Angra, Iron Maiden, Accept, Judas Priest, Blind Guardian
Texto por Henrique Haag
Nota: 10
“Better Than Raw” é o oitavo álbum de estúdio da banda e se destaca por consolidar o estilo que ela vinha desenvolvendo desde “Master Of The Rings” (1994), primeiro trabalho lançado após a entrada de Andi Deris (vocalista) e Uli Kusch (baterista) no início dos anos 90.
Equilibrando elementos clássicos do heavy metal com uma abordagem mais moderna, as faixas são intensas e com estruturas mais complexas, sendo uma continuação perfeita para “The Time of the Oath”, lançado em 1996, cuja turnê também passou pelo Masters of Rock, em São Paulo, no mesmo ano.
“Deliberately Limited Preliminary Prelude Period in Z” é uma das introduções mais lembradas entre os fãs. Escrita pelo baterista Uli, ela prepara os ouvintes para a pancadaria de Push, uma das músicas mais rápidas da banda. Já “Falling Higher” é uma faixa bem “happy Helloween”, virtuosa e para cima.
Em seguida, “Hey Lord!”, um dos singles desse trabalho, traz um videoclipe com imagens ao vivo da banda. “Don’t Spit on My Mind” é mais obscura e cadenciada, enquanto “Revelation” é longa e pesada, com um trabalho de bateria extremamente técnico.
A balada Time traz um clima mais hard rock para dar uma acalmada, sendo, na minha opinião, uma das melhores composições de Deris. I Can (corra já para ver o videoclipe!) é mais um single deste álbum, uma música menos “metal”, com letra otimista e melodia grudenta.
“A Handful of Pain”, “Lavdate Dominvm” (cantada em latim) e, por fim, “Midnight Sun” encerram esse disco de forma perfeita. São canções diversificadas, virtuosas, rápidas, pesadas e densas, não é à toa que este é um dos álbuns da “era Deris” que mais faz sucesso até hoje.
Esse relançamento da Dynamo Records inclui quatro faixas bônus: “Back on the Ground”, lançada originalmente como faixa bônus na edição japonesa; “A Game We Shouldn’t Play”, lado B do single “I Can” e bônus no Brasil em 1998; e as versões ao vivo de “Perfect Gentleman” e “Moshi Moshi-Shiki no Uta” (solo de bateria), ambas lançadas como lados B do single “Hey Lord!” Vale muito a pena!