Rammstein – “Zeit” (2022)
Universal Music Group
#IndustrialMetal
Para fãs de: Ministry, Rob Zombie, Marilyn Manson
Nota: 9,0
Poucas bandas tiveram uma carreira tão agitada quanto o Rammstein. De performances explosivas no palco a uma série de batalhas contra a censura, a banda tornou-se um fenômeno global. Já se passaram três anos desde o lançamento de seu sétimo álbum de estúdio e agora a banda retorna com “Zeit”, via Universal Music.
Falando das músicas, “Armee Der Tristen” inicia o álbum com uma combinação de sintetizadores dramáticos e versos cativantes. O trabalho de riffs sedutor também está espalhado pela faixa. As melodias vibrantes dos últimos minutos não são algo que estamos acostumados a ouvir da banda, dada sua propensão a pisar no lado mais escuro do espectro. Também é um pouco irônico, dada à tradução do título da música (Army Of The Sad).
“Zeit”, por outro lado, segue um caminho mais solene e melancólico, utilizando um som de piano emotivo para dar um toque cinematográfico atraente. A guitarra minimalista realmente ajuda a amplificar a atmosfera que está sendo construída. “Schwarz” também vai instantaneamente para o coração, optando por um ritmo contido, mas emocionante. Ela tem uma melodia linda que realmente faz você viajar com as palavras de Till Lindemann.
“Zick Zack” oferece alguns riffs viciantes enquanto o lado atrevido e brincalhão da banda toma conta da sua cabeça, atacando o crescente fascínio por aprimoramentos cosméticos. Certamente está destinada a ser um sucesso ao vivo. “Meine Tränen” toma um rumo significativamente desconfortável ao tocar no assunto do abuso. Se você pode entender completamente o tema ou não, a narrativa e a vibração que o acompanha são suficientes para sentir o clima que está sendo transmitido.
“Dicke Titten” tem um início um tanto quanto divertido, mas não demora para que a música assuma o tom conhecido pelos fãs do Rammstein com as guitarras tomando conta de tudo com seu peso, e contando ainda com um vídeo clipe excepcional. “Adieu” instantaneamente atrai você com seus sintetizadores tensos que logo descem em um monstruoso riff próprio para um show em um estádio lotado, que fará você bater a cabeça em aprovação. Esta faixa é tão eufórica que deixa você com uma sensação de contentamento quando o álbum chega ao fim.
O Rammstein forjou uma carreira célebre ao mostrar que não eram previsíveis e “Zeit” pode muito bem ser um dos seus álbuns mais ousados até agora. Este lançamento tem tudo o que você poderia esperar da lendária banda, uma vez que atravessa todo o espectro emocional, provando mais uma vez exatamente porque eles são uma das bandas mais consistentemente inovadoras que já agraciaram a indústria da música. É incerto por quanto tempo eles continuarão a nos agraciar com sua presença, mas antes de nos preocuparmos com seu inevitável fim, prepare-se para abraçar outra obra-prima.
Lucas David