Twilight Force – “At the Heart Of Wintervale” (2023)
Nuclear Blast Records | Shinigami Records
#SymphonicPowerMetal
Para fãs de: Rhapsody of Fire, Gloryhammer, DragonForce
Nota: 8,0
Com pouco mais de uma década de estrada, a banda sueca Twilight Force chega a seu quarto disco completo de estúdio e segue arrebanhando fãs mundo afora.
Se o tal “Metal Espadinha” não é sua praia, pare por aqui. A banda abraça com força o estilo, entrando de cabeça na estética dragão/espada/fantasia medieval. Se é certo que muita gente torce o nariz pra essa pegada, o fato é que outros tantos ainda curtem muito. E, principalmente, também é verdade que o Twilight Force domina o estilo como poucas bandas no mundo.
O disco segue a linha de seus antecessores, embora me pareça mais consistente. Um Metal Melódico de levadas épicas, acelerado e focado nas linhas de guitarra e belas melodias de teclado. Além, é claro, da incrível qualidade dos vocais do italiano Alessandro Conti, que assumiu os microfones da banda a partir de 2018.
Mas, para além das faixas diretas e de palhetada/pedal duplo ultrassônicos, a banda traz umas pitadas de variedade, e pro meu gosto é justamente aí que a coisa fica interessante. É o que ocorre em “Dragonborn”, que traz uma atmosfera meio Avantasia e belíssimos refrões. Já “Highlands of the Elder Dragon” e “The Last Crystal Bearer” a banda se aventura em épicos de mais de 10 minutos, cheio de alternâncias rítmicas e com flertes ao Prog Metal.
Um disco que vale a pena por provar justamente que um estilo já batido ainda pode divertir quando pensado e executado com maestria. Confira!
Luiz Gustavo Santos