Banda Principal: Alcest
Local: Teatro Odisséia, Rio de Janeiro/RJ
Data: 01/07/2018
Produção: Overload
Texto e fotos por Gustavo Maiato
Em sua primeira passagem pelo Rio de Janeiro, o grupo francês Alcest tocou na íntegra o ótimo trabalho Kodama, de 2016. O registro foi fortemente elogiado pela mídia especializada e foca em um retorno ao estilo mais ríspido que consagrou a banda como a precursora do Post-Black Metal e influenciou todo um estilo. Misturando passagens impolidas com a suavidade etérea que o grupo sempre explorou bem, fruto da cabeça do ‘mastermind’ da banda, Neige.
Começando pontualmente às 20h, o grupo explorou bem e reproduziu com fidelidade os timbres e efeitos do álbum de 2016, sendo bem recebidas principalmente as músicas “Kodama”, “Je Suis D’Ailleurs” e “Oiseaux de Proie”. Kodama é um transcrito japonês que significa “a árvore do espírito” e transmite muito bem o sentimento: as músicas evocam atmosferas excelsas e sublimes, que remetem, segundo Neige, sobre um lugar que ele sonhava quando criança e que influencia fortemente as canções do grupo.
Terminando a primeira parte do setlist com a instrumental densa de nome “Onyx”, o Alcest afina novamente os instrumentos para tocar a segunda parte da apresentação e esperada por muitos: a passagem pelos clássicos e músicas de todos os álbuns anteriores da banda, sendo eles: “Souvenirs D’un Autre Monde” (2007), “Écailles de Lune” (2010), “Les Voyages de L’âme” (2012) e “Shelter” (2014). Cada um tendo a sua atmosfera particular, sempre capitaneada pela musicalidade exótica e sempre de muito bom gosto do grupo francês. Foram bastante celebras as músicas “Souvenirs D’un Autre Monde”, que representa aonde tudo começou, e Délivrance, que carrega uma aura intensa e encerra a apresentação de forma magistral.
Pela primeira vez o Alcest pisa em solo carioca e a recepção não podia ser melhor. Executando um show especial de muitas formas, a resposta do público foi a altura, que compareceu em bom número, e claramente agradou e emocionou a banda. Se for por falta de show incríveis na capital, o público carioca sai de alma lavada e com a certeza que presenciou momentos realmente especiais naquele Domingo. A música e o Rio de Janeiro agradecem e esperam o retorno breve.
Setlist:
Intro
Kodama
Eclosion
Je Suis D’ailleurs
Untouched
Oiseaux de Proie
Onyx (Intro)
Souvenirs D’un Autre Monde
Percées de Lumière
Autre Temps
Sur L’océan Couleur de Fer
Là Où Naissent Les Couleurs Nouvelles
Délivrance