Apocalyptica – Teatro do Bourbon Country, Porto Alegre/RS (16/01/2024)

Compartilhe

Apocalyptica – Teatro do Bourbon Country, Porto Alegre/RS (16/01/2024)

Produção: Abstratti Produtora | Apoio: Bravo Metal
Banda de abertura: Atomic Elephant

Texto por Henrique Haag e Jéssica Vargas
Fotos por Laura Patzer

A previsão do tempo da terça-feira apontava chuvas fortes no sul do país, mas nem por isso o público deixou de praticamente lotar o teatro do Bourbon Country para assistir aos finlandeses do Apocalyptica, que fizeram um belíssimo show, após quase 7 anos da sua última passagem pela capital gaúcha.

Os responsáveis pela abertura do show foram os gaúchos da Atomic Elephant, banda formada durante a pandemia por nomes já bem conhecidos pelo público. Thiago Caurio, baterista das bandas Anaxes e Astafix (na época do saudoso Paulo Schroeber), e que hoje integra a Distraught. O baixista Benhur Lima, parceiro de longa data de Thiago na Anaxes, e que integrou, por muito tempo, também o Hibria. E o guitarrista Renato Osório, que já passou por bandas como Magician, Scelerata e Hibria (junto com o Benhur), e atualmente produz e grava bandas de diversos estilos.

A Atomic Elephant faz um som instrumental pesado que mistura influências e sonoridades de todos tipos! Então, convido os leitores a buscar pela banda nas principais plataformas de streaming e, também, pelos videoclipes no YouTube. Vocês não vão se arrepender!

Setlist:

O Enterro dos Ossos
2020
Dumbo’s Revenge
Elefunk
Elephantiasis

E, às 21h, o Apocalyptica contando com Eicca Toppinen, Perttu Kivilaakso, Paavo Lötjönen e Mikko Kaakkuriniemi, este último substituindo o baterista oficial da banda, entram no palco executando a primeira faixa do seu último álbum de inéditas “Cell-0”, a poderosa “Ashes of the Modern World”. Sem parar para respirar, eles emendam com “For Whom the Bell Tolls”, do Metallica, levando o público ao delírio, seguida de “Path”, do álbum “Cult”, de 2000.

Para as próximas faixas, “I’m Not Jesus” (originalmente com Corey Taylor, do Slipknot) e “Not Strong Enough”, a banda contou como o mexicano Erik Canales, cantor da banda Alisson, que interpretou essas duas faixas, originalmente foram gravadas com outros vocalistas. Em seguida, a pesada “Grace”, seguida por “Refuse/Resist” do Sepultura, que fez a plateia levantar animadíssima para pular com esse hino.

Seguindo para um momento mais calmo do show, Eicca anuncia duas músicas do último álbum, “Rise” e “En Route to Mayhem”. Depois, a banda executa “Shadowmaker”, novamente com a participação de Erick Canales, e já emendam com “Killing In The Name”, do Rage Against The Machine, fazendo mais uma vez o público levantar e pular com a banda. A próxima música foi “I Don’t Care ”, mantendo Erick no palco, extremamente entrosado com a banda, seguida por “Nothing Else Matters”, um dos maiores covers de sucessos do Apocalyptica até hoje.

Depois desse clássico, a banda volta com força total executando a sua versão para “Inquisition Symphony” do Sepultura, momento em que, infelizmente, os músicos são interrompidos pela falta de luz no teatro devido a um forte temporal. A queda de luz, que durou cerca de 15 minutos, fez com que Eicca e Perttu converssassem com o público e até mesmo tocassem trechos de músicas como “Feliz Aniversário” e “Marcha Nupcial”, entretendo o público enquanto a energia elétrica não retornava.

A luz foi e voltou algumas vezes durante “Seek and Destroy”, do Metallica, mas isso não fez com que a banda desistisse, mantendo a energia lá no alto. E, para encerrar o show, os finlandeses tocam a sua versão para “In the Hall of the Mountain King”, de Edvard Grieg, fechando a noite chuvosa em Porto Alegre. Apesar dos entraves causados pelo temporal, o show foi incrível!

Obrigado a Produtora Abstratti pelo profissionalismo, credenciamento, parceria e amizade.

Setlist:

Ashes of the Modern World
For Whom the Bell Tolls (Metallica)
Path
I’m Not Jesus (c/ Erik Canales)
Not Strong Enough (c/ Erik Canales)
Grace
Refuse/Resist (Sepultura)
Rise
En Route to Mayhem
Shadowmaker

Killing In The Name (Rage Against The Machine) (c/ Erik Canales)
I Don’t Care (c/ Erik Canales)
Nothing Else Matters (Metallica)
Inquisition Symphony (Sepultura)
Seek & Destroy (Metallica)
In the Hall of the Mountain King (Edvard Grieg)

Compartilhe
Assuntos

Veja também