Blind Guardian – “Somewhere Far Beyond – Revisited” (2024)
Nuclear Blast | Shinigami Records
#PowerMetal
Para fãs de: Gamma Ray, Iced Earth, Demons & Wizards
Texto por Luiz Gustavo Santos
Nota: 10
Contando com mais de 35 anos de uma carreira riquíssima, os alemães do Blind Guardian decidiram revisitar o disco que muito provavelmente seja sua maior obra-prima.
Embora continue em grande fase (basta ouvir o excelente “The God Machine”, de 2022), é inegável que os anos dourados da banda estiveram entre o final da década de 80 e o fim dos anos 90. Tempos em que o Blind Guardian, com a criatividade e o vigor de seus primórdios, criou um estilo único e arrebatou fãs mundo afora.
“Somewhere Far Beyond”, originalmente lançado em 1992, traduz perfeitamente o que é o Blind Guardian. Os sutis dedilhados acústicos, a agressividade das guitarras, as levadas épicas, o punch dos vocais em coro, a cozinha alucinante e a atmosfera de idade média, características que consagraram a banda nestas quase 4 décadas, são especialmente brilhantes nesse disco.
A regravação dá uma roupagem moderna e uma maior qualidade técnica ao som, sem alterar a execução impecável e a alma do disco em si. A ideia surgiu no ano de 2022, quando a banda fez shows especiais de comemoração de 30 anos do disco, executando-o na íntegra ao vivo. O que começou nos ensaios dos caras acabou evoluindo pra algo muitíssimo bem produzido em estúdio.
Destaques, é claro, para os clássicos “Time What Is Time”, “The Bard´s Song – In The Forest” e “Somewhere Far Beyond”. Em resumo, um presentão para os fãs da banda, que certamente já começam a se coçar pra um próximo álbum de inéditas.