Bruce Dickinson – Pepsi On Stage, Porto Alegre/RS (25/04/2024)
Produção: MCA Concerts
Texto e fotos por Henrique Haag
Após longos 25 anos, Bruce Dickinson (Iron Maiden, ex-Samson) finalmente embarcou em uma turnê mundial para apresentar seu trabalho solo! Uma curiosidade interessante é que Bruce chegou a tocar com sua banda em alguns festivais europeus em 2002, mas desde então ele se concentrou apenas no Maiden, em suas palestras de divulgação de livros e nas apresentações do Concerto for Group and Orchestra, obra de Jon Lord, falecido tecladista do Deep Purple.
Seu último trabalho solo havia sido o álbum Tyranny of Souls de 2005, o qual não teve turnê de divulgação. Agora, com o novo The Mandrake Project, a situação é bem diferente, pois além de um álbum com faixas inéditas, ele está lançando uma série de HQs de ficção científica com o mesmo nome.
A banda escolhida para essa turnê é chamada de “House Band of Hell”! Os integrantes são: os guitarristas Philip Näslund e Chris Declercq (o que significa que Roy Z e Adrian Smith não fazem parte do time), a baixista Tanya O’Callaghan (Whitesnake), o tecladista Mistheria e o baterista Dave Moreno.
Para abrir os shows de Bruce no Brasil, foi selecionada a banda carioca Clash Bulldog’s, que faz um heavy metal com influências de stoner. Se você curte essa mistura, procure-os na sua plataforma de streaming favorita!
O show inicia com a introdução do programa de TV americano dos anos 60, The Invaders, criando o clima de mistério e ficção científica explorado por Bruce em seus últimos trabalhos solo. Em seguida, começa a tocar “Toltec 7 Arrival”, uma faixa quase introdutória do álbum Accident Of Birth de 1997, para então dar início à própria faixa “Accident Of Birth”, uma escolha perfeita para começar o show, sendo uma faixa clássica da discografia do britânico.
Seguindo essa bela noite de quinta-feira na capital gaúcha, a banda segue com “Abduction” do álbum Tyranny of Souls, e em seguida com “Starchildren” do Accident Of Birth. Destaque para os guitarristas, que mantiveram a qualidade das execuções dos clássicos da carreira de Bruce.
Agora, começando oficialmente a divulgação de seu mais novo trabalho, as primeiras notas de “Afterglow of Ragnarok”, que foi o primeiro single do novo álbum, começam a soar. A música tem um clima tenso e é a faixa mais pesada do The Mandrake Project. Eu, pessoalmente, achava que ela não funcionaria muito bem ao vivo, mas o público agitou bastante.
Uma das minhas favoritas de Bruce é anunciada, “Chemical Wedding” do álbum de mesmo nome lançado em 1998, fazendo com que o público a cantasse junto praticamente do início ao fim. Que música, meus amigos! Mas logo em seguida, o novo álbum volta com “Many Doors to Hell”, uma faixa um pouco mais lenta que, pelo menos para mim, não funcionou tão bem ao vivo pela reação dos fãs.
Uma situação interessante, que não sei se foi “parte do show” ou se Bruce realmente ficou incomodado, foi a porta dentro do Pepsi On Stage que leva para as escadas do mezanino. Ela ficava sendo aberta e fechada o tempo todo, o que provavelmente estava incomodando o cantor com uma luz. Ele xingou diversas vezes e pediu para que a porta fosse fechada, inclusive durante a próxima música, “Rain on the Graves”, do novo álbum, quando ele olhava fixamente para a porta enquanto cantava.
A próxima música (instrumental) é “Frankenstein”, um cover do The Edgar Winter Group de 1972. Parece ser uma boa escolha para descansar a voz e também para Bruce brincar com um instrumento interessante chamado teremim. Vale a pena procurar no Google.
Depois do breve descanso com a música instrumental, a banda executa mais clássicos da carreira solo de Bruce: “The Alchemist” (cujo final invoca o refrão de “Chemical Wedding”), a famosíssima “Tears of the Dragon”, “Darkside of Aquarius”, a balada “Navigate the Seas of the Sun” (com o refrão sendo cantado por quase toda a banda), e, por fim, as pedradas “Book of Thel” e “The Tower”.
Com direito a telão e imagens relacionadas às músicas o tempo todo, o show matou a saudade de pelo menos 20 anos de todos os fãs da carreira solo do cantor, proporcionando uma noite memorável!
Setlist:
The Invaders (TV show intro)
Toltec 7 Arrival
Accident of Birth
Abduction
Starchildren
Afterglow of Ragnarok
Chemical Wedding
Many Doors to Hell
Jerusalem
Resurrection Men
Rain on the Graves
Frankenstein (The Edgar Winter Group)
The Alchemist
Tears of the Dragon
Darkside of Aquarius
Navigate the Seas of the Sun
Book of Thel
The Tower











