Crypta – Bar Opinião, Porto Alegre/RS (06/12/2024)

crypta
Compartilhe

Crypta – Bar Opinião, Porto Alegre/RS (06/12/2024)

Produção: Ablaze Productions
Texto e fotos por Henrique Haag e Jéssica Vargas

Chegou a grande hora de presenciar a turnê do segundo disco da banda brasileira Crypta em Porto Alegre, o aclamado mundialmente “Shades of Sorrow”, lançado no ano passado. O show originalmente era para ter acontecido meses atrás, mas devido à enchente de maio deste ano, a capital e diversas cidades próximas foram severamente afetadas, fazendo com que muitas atrações culturais fossem remarcadas.

A noite começou cedo, pontualmente às 19h30min, com a banda porto-alegrense Phornax. A banda voltou à ativa depois de um hiato de mais de 10 anos, apresentando músicas do seu EP “Silent War” de 2011 e também novas composições que devem estar nos próximos lançamentos do grupo. Se você gosta de um som pesado com guitarra de 7 cordas, corra para o seu serviço de streaming favorito para conferir o som dos caras agora mesmo.

Em seguida, sobe ao palco a banda de Minas Gerais, Paradise In Flames. A banda faz um heavy metal sinfônico extremo muito interessante. Eu nunca tinha ouvido a banda, e o que mais me chamou a atenção foi a interpretação dos vocalistas. Isso mesmo, o grupo é composto por três vozes, uma feminina e duas masculinas, representadas pelo guitarrista e pelo tecladista. O grupo vem divulgando o seu último álbum, “Blindness”. Então, se você curte metal sinfônico pesado, vá já ouvir, que é um prato cheio.

Se você ainda não ouviu falar da Crypta, aí vai uma breve biografia que faz qualquer fã de metal pesado ir correndo ouvir a banda. Formada por Fernanda Lira (voz e baixo) e Luana Dametto (bateria), que fizeram parte da banda Nervosa, junto com as guitarristas Tainá Bergamaschi e Jéssica di Falchi, elas executam um death metal extremo que vem fazendo um sucesso enorme também no exterior. Turnês de sucesso pelos Estados Unidos e a Europa, passando também pelos maiores festivais do estilo, são só o início da carreira que ainda vai muito longe.

Um pouco depois das 21h30min, começa a tocar a faixa de abertura “The Aftermath”, seguida pela poderosa “The Other Side of Anger”, um dos refrões mais marcantes no último álbum da banda. Seguiram-se “Poisonous Apathy”, “Lift the Blindfold” e “The Outsider”, uma das minhas preferidas.

O setlist do show foi composto basicamente por músicas do último álbum da banda, então músicas como “Lullaby for the Forsaken”, “Stronghold” e “Trial of Traitors” não podiam faltar. Essa última ganhou um videoclipe que lembra muito o cenário do filme de 1999, “A Bruxa de Blair”. Vale a pena conferir no YouTube.

Do primeiro álbum da banda, From The Ashes, foram executadas ainda as faixas “Under the Black Wings” e a já clássica homônima desse disco para encerrar o show com energia de sobra. O grupo ainda executou “Dark Clouds”, “Agents of Chaos” e “Lord of Ruins”, essa última também ganhou um videoclipe muito incrível. E, ao fim do show, a faixa “The Closure” encerra o Shades of Sorrow.

A energia e carisma da banda só mostram o quanto elas merecem voos ainda mais altos. A vocalista Fernanda agradeceu diversas vezes durante o show a presença de todos e a importância de a banda ter aguardado a cidade se recuperar um pouco mais, para que todos pudessem comparecer e prestigiar o evento.

Muito obrigado à Ablaze Productions pela parceria de sempre!

Setlist:

The Aftermath (introdução)
The Other Side of Anger
Poisonous Apathy
Lift the Blindfold
The Outsider
Lullaby for the Forsaken
Stronghold
Trial of Traitors
Under the Black Wings
Dark Clouds
Agents of Chaos
Lord of Ruins
From the Ashes
The Closure
(encerramento)

Compartilhe
Assuntos

Veja também