Helloween – “Pink Bubbles Go Ape (Expanded Edition)” (1989) (Relançamento 2024)

Compartilhe

Helloween – “Pink Bubbles Go Ape (Expanded Edition)” (1989) (Relançamento 2024)

Noise Records | Dynamo Records
#PowerMetal #HeavyMetal #MelodicMetal

Para fãs de: Gamma Ray, Angra, Iron Maiden, Accept, Judas Priest, Blind Guardian

Texto por Henrique Haag

Nota: 9,5

No início de 1989, o então guitarrista e fundador Kai Hansen decidiu sair do Helloween porque não aguentava mais as longas turnês. Para o seu lugar, Roland Grapow foi recrutado no mesmo ano, dando continuidade à turnê do álbum “Keeper Of The Seven Keys Part 2”.

Em 1991, a banda lançou seu novo álbum, “Pink Bubbles Go Ape”, mais diversificado e menos épico do que os anteriores, o que, na minha opinião, seria uma evolução natural. No entanto, os fãs da época não gostaram e reclamaram muito do novo direcionamento do grupo.

O clima alegre do Helloween, os riffs de guitarra marcantes e os vocais únicos e sempre inspirados de Michael Kiske estão presentes, e Roland caiu como uma luva, compondo várias músicas ou dividindo a composição com os demais integrantes.

O falecido produtor Chris Tsangarides (Judas Priest, Angra, entre outros) fez com que as músicas fossem mais diversificadas, incluindo elementos do pop e do rock progressivo.

Eu particularmente gosto do álbum inteiro; cada música tem seu estilo e importância nesse momento da banda. Podemos destacar “Kids of the Century” (que ganhou um videoclipe muito engraçado), a balada e também single “Number One”, a power metal “Someone’s Crying”, a longa e progressiva “Mankind”, o hit “The Chance”, e a balada country “Your Turn”. Por fim, não podemos esquecer da primeira faixa com violão e voz, que dá nome ao disco.

Nesta versão expandida de 2024, foram adicionadas as faixas bônus: “Blue Suede Shoes”, escrita por Carl Perkins, mas eternizada por Elvis Presley, que é o ídolo máximo de Kiske, justificando a escolha de gravar uma versão desse clássico do rock n’ roll; “Shit And Lobster”, um daqueles lados B que só o baixista Markus Grosskopf sabe escrever e que poderia estar no álbum; “Les Hambourgeois Walkways”, que parece mais uma faixa de solo de guitarra improvisada de Michael Weikath; e, por fim, mais uma obra de Markus, “You Run With The Pack”.

Esse álbum, junto com seu sucessor, “Chameleon”, faz parte de uma das várias fases de transição da banda, que eu particularmente valorizo muito e aprecio ainda mais nos dias de hoje.

Tracklist:
01. Pink Bubbles Go Ape
02. Kids of the Century
03. Back on the Streets
04. Number One
05. Heavy Metal Hamsters
06. Goin Home
07. Someone’s Crying
08. Mankind
09. I’m Doin Fine, Crazy Man
10. The Chance
11. Your Turn

Faixas bônus:
12. Blue Suede Shoes (B-side do single “Kids of the Century”)
13. Shit And Lobster (B-side do single “Kids of the Century”)
14. Les Hambourgeois Walkways (Do single “Number One”)
15. You Run With The Pack (Do single “Number One”)

Compartilhe
Assuntos

Veja também