Redemption – “I Am the Storm” (2023)
AFM Records
#ProgressiveMetal
Para fãs de: Dream Theater, Symphony X, Evergrey
Nota: 9,0
Com mais de duas décadas de estrada, a banda americana Redemption vem se consolidando como um dos nomes mais promissores do Metal Progressivo no mundo. “I Am the Storm”, lançado agorinha no mês de março, é o oitavo disco completo de estúdio dos caras.
E dá pra dizer logo na primeira ouvida que o disco deve ser alçado a uma posição de destaque na ótima discografia dos caras. Forte, sólido, complexo e envolvente, o disco empolga e diverte por quase todos os seus mais de 70 minutos de duração.
A sonoridade da banda continua pesada, fulcrada na pegada Prog Metal americana, mas suavizada a lá Europa pelos vocais de Tom S. Englund, que também compõe o Evergrey. O sueco, na banda desde 2017, é inegavelmente um excelente cantor, embora, pro meu gosto pessoal, um pouquinho mais de agressividade daria novas cores e possibilidades para suas linhas vocais.
Na parte instrumental já dá pra dizer tranquilamente que o Redemption é impecável, não devendo nada para as bandas mais consagradas do estilo. Pesado, com muita categoria e sem firulas desnecessárias, é um som que faz você bater cabeça e cantar mentalmente as belas melodias, tudo ao mesmo tempo.
Destaques para “I Am the Storm”, que abre o disco, “Resilience” e para épica “Action at a Distance”.
Luiz Gustavo Santos