Rox Diamond – “Let The Music Do The Talkin'” (2018)
Lions Pride Music
#AOR, #MelodicRock
Para fãs de: Bad English, Kingdom Come, Lillian Axe
Nota: 8,5
O passar dos anos conferiu ao primeiro do Rox Diamond (1992) o status de cult característico de quem lança um disco e some sem deixar vestígios. Pudera: muito além do hit “Heart Of Mine”, o quarteto de Los Angeles, que contava com o batera Dwain Miller (Keel), dá uma aula de Melodic Rock digna dos baluartes do gênero. A qualidade da estreia é tamanha que o sucessor “Powerdrive” (2005) tende a ser ignorado até pelos maiores entusiastas — inclusive por este que vos escreve.
Em 2018, um terceiro capítulo tem início na história do Rox Diamond. Nele, ao chefão Paul Daniels (vocais e teclados) e seu fiel escudeiro Kevin Bach (guitarra) juntam-se os novatos Elliot Mayhew (baixo) e Mike Hansen (bateria), e os quatro promovem um verdadeiro resgate sonoro, com canções que dialogam com o que de melhor Paul e Kevin registraram quase três décadas atrás, mas sem deixarem que o apego ao passado os impedisse de lançar mão de uma ou outra atualidade na mistura — ainda que essas atualidades meio que se resumam a timbragens “mais século XXI” e recursos de gravação indisponíveis nos anos 1990.
No recém-lançado “Let The Music Do The Talkin'”, a voz de Daniels — às vezes em multicamadas, sinal de sua versatilidade — segue como o diferencial, mas a seis cordas de Bach também tem seus momentos sob os holofotes, como no solo de “Angeline”, um dos melhores que você vai ouvir este ano. Em matéria de composições, há tanto números irretocáveis (as irresistíveis “The Way I Feel” e “Midnight Girl” disputam com a baladaça “Two Hearts” o lugar mais alto do pódio) como outros em que a falta de um ouvido de fora permitiu deslizes como a excessivamente longa faixa-título — quando você pensa que a canção está bem-resolvida, uma nova rodada de refrões é adicionada, fazendo com que a duração beire os seis minutos — e a dobradinha central “Just Wanting You” e “Yesterday Is Gone”, substancialmente fraca em comparação a tudo que vem antes e depois dela.
Ainda não se sabe se a volta do Rox Diamond é real/oficial ou se será preciso aguardar mais treze anos até uma próxima leva de coisas inéditas. Tudo o que sei é que 1) conversei recentemente com Paul Daniels e dentro de alguns dias esta conversa estará disponível com exclusividade aqui no Metal Na Lata e 2) caso eu não ganhe de presente, garantirei a minha cópia física de “Let The Music Do The Talkin'” no site da Lions Pride Music, contando que o nosso “brilhante” sistema de correios faça o seu trabalho com excelência.
Marcelo Vieira