Threshold – “Wounded Land” (1993) (Relançamento 2024)

Compartilhe

Threshold – “Wounded Land” (1993) (Relançamento 2024)

Giant Eletric Pea | Shinigami Records
#ProgressiveMetal

Para fãs de: Fates Warning, Haken, Seventh Wonder

Texto por Luiz Gustavo Santos

Nota: 9,0

O primeiro disco de uma banda dificilmente será o melhor de sua história. Contudo, certamente é o que mais revela sobre suas intenções. Jovens, cruas, inventivas e praticamente livres de todo tipo de amarras (gravadores, produtores, empresários, fãs..), bandas estreantes conseguem de fato mostrar sua alma e suas verdadeiras influências.

E no início dos anos 90 o Threshold, banda britânica de Metal Progressivo, se apresentou ao mundo em grande estilo, ainda que com uma formação bem diferente da que conhecemos hoje. “Wounded Land” (1993), dá um belo indicativo de que, nos próximos 30 anos, os caras se transformariam em um dos grandes expoentes da cena Prog europeia.

O disco traz coisas mais diretas, como a belíssima faixa de abertura (“Consume to Live”), e a rocker “Mother Earth”, a lá Led Zeppelin, em que o vocalista Damian Wilson dá um show. Por outro lado, em faixas mais trabalhadas, como em “Sanity´s End” e “Siege of Baghdad”, a banda apresenta suas credenciais progressivas. Outro destaque é “Paradox”, que traz um clima um tanto New Age, presente em várias bandas de Prog Rock setentistas e oitentistas.

Outros fatores a se destacar são o belíssimo trabalho de teclados e orquestrações de Richard West e as levadas de clima étnico árabe, que particularmente adoro. Também se faz bem evidente a temática de crítica sócio/ambiental, outra característica da banda.

São ao todo 8 faixas e cerca de 57 minutos de muita qualidade musical. Aproveite o relançamento brasileiro pela Shinigami Records e aperte o play com força!

Compartilhe
Assuntos

Veja também