Tormento – “Maldito Heavy Metal” (2015) (Relançamento 2023)
Dies Irae Records
#HeavyMetal #SpeedMetal
Para fãs de: Grave Digger, Hibria, Accept
Texto por Will Menezes
Nota: 7,5
“Maldito Heavy Metal” (belíssimo nome, diga-se de passagem) é o EP de estreia dos chilenos do Tormento. A banda foi formada em 2006, mas só consumou sua primeira gravação nove anos depois, debutando sua sonoridade que mescla heavy tradicional e speed metal crua em uma execução visceral e cheia de energia. Em 2023, o trabalho foi relançado em uma edição especial em CD pelo selo Dies Irae Records recheado de faixas extras de demos, splits e outros lançamentos sortidos da banda.
Com cerca de 22 minutos de duração divididos em cinco faixas, o EP original funciona bem como uma carta de apresentação direta e sem rodeios. Todas as músicas são cantadas em espanhol, o que dá alguma identidade à banda, mas musicalmente os caminhos trilhados são bem seguros. O álbum parece ter sido construído intencionalmente sem propostas inovadoras, mas ainda permanece robusto e bem caracterizado com tudo que se espera de uma mescla dos dois estilos: andamento veloz, linhas de guitarra com pentatônicas faiscantes, e um vocal que preza mais pela energia, presença, e mensagem passada, do que por refinamentos técnicos. Os refrões são grudentos, melódicos, com letras simples, claramente feitos para o público cantar junto, e parecem funcionar bastante bem.
Escolher destaques é uma tarefa difícil, porque as músicas são estruturalmente muito parecidas. Mas para uma amostra, recomendo “Sendero de Metal”, que abre bem o disco com velocidade e presença, com um interlúdio instrumental inspirado em Iron Maiden; e “Guerreros”, que sumariza bem as características da banda, e dá destaque ao instrumental simples e conciso, mas bem executado.
“Maldito Heavy Metal” é um trabalho honesto e bem-feito, apesar de um tanto quanto genérico, e de não acrescentar muito ao repertório mental do ouvinte.