Tuatha de Danann – “The Nameless Cry” (2023)
Heavy Metal Rock
#FolkMetal #ProgressiveMetal
Para fãs de: Eluveitie, Ensiferum, Equilibrium
Texto por Luiz Gustavo Santos
Nota: 9,0
Entre altos e baixos, paradas e recomeços, além de várias trocas de membros, os mineiros do Tuatha de Danann vêm se mantendo relevantes na cena underground nacional já há quase 30 anos. “The Nameless Cry” é o sexto disco completo de estúdio dos caras.
É inegável que o “metal flautinha” da banda, misturado com boas doses de Prog Metal, é um estilo bem nichado. Ainda são muitos os fãs de Metal que torcem o nariz para a sonoridade do Tuatha. Pra esses, posso dizer sem medo de errar que vocês estão perdendo tempo.
Isso porque o Tuatha de Danann claramente se transformou, nas últimas 3 décadas, em uma baita de uma banda. Com a qualidade musical e a criatividade que sempre foram características, os caras evoluíram pra se tornar um grupo mais maduro, coeso e “sério”, no melhor dos sentidos.
Ainda que uma maravilha no naipe de “Trova di Danú” (2004) tenha firula demais pro seu gosto, o fato é que ultimamente a banda tem se voltado para uma roupagem acessível ao grande público. E este disco é a coroação disso. Basta ouvir, por exemplo, o metalzão super bem riffado que é “The Nameless”, que abre o disco, ou a potência de “The Virgin´s Tower”, que conta com participação da talentosa Daísa Munhoz (Soulspell, Vandroya).
Claro que as levadas medievais e o psicodelismo do Prog Metal estão presentes pra completar a mistura e fazer um disco bem pensado, com ótima produção, divertido e gostoso de ouvir. Deixe sua implicância “troozista” de lado e dê o play!
Vale destacar que o CD físico te duas capas: Slipcase (mais acima) e a do encarte abaixo:
