Batushka
Local: Fabrique Club, São Paulo/SP
Data: 18/05/2018
Produtora: Overload
Texto e Fotos por Aldemar Ferreira
É bastante comum criarmos enormes expectativas para um show de uma banda, principalmente quando ela nunca se apresentou naquela cidade e/ou país. Eu, particularmente, ao saber do anúncio que a horda polonesa Batushka viria para o Brasil com o seu inusitado show em meados do final de 2017, já sabia muito bem o que me aguardava. Extremamente elogiados em festivais do todo o mundo, vieram para São Paulo mostrar que essas alegações eram todas verdadeiras. Sim, meus amigos, quem me conhece sabe que eu não sou de exagerar à toa, mas eis aqui o melhor show que fui na minha vida, disparadamente !
E também não era por menos: Shows com temática “teatral” e inúmeros detalhes de palco, como os do King Diamond e até mesmo Alice Cooper, costumam ser mais chamativos e prendem quase que totalmente a atenção do público. Com os poloneses não foi diferente, conforme vocês verão a seguir.
Como o palco do Fabrique Club não possui cortinas, foi só abrirem as portas da casa que já fomos surpreendidos por um palco absolutamente ritualista e , em outras palavras, um tanto quanto “macabro”. A sensação que passava aos ali presentes já era de bastante entusiasmo e que teríamos um espetáculo “nível festival europeu”. E acreditem meus amigos, foi além das expectativas.
Marcado para iniciar às 20:30 (com alguns minutos de atraso) e com a casa com sua capacidade quase máxima, já escutamos no “sampler” uma introdução com corais gregorianos, anunciando a horda tão esperada.
E a espera foi recompensada de todas as maneiras. Eis que o Batushka sobe ao palco e nos proporciona um dos maiores espetáculos já testemunhados em terras brasileiras. Formada por oito membros (duas guitarras, um baixo, uma bateria, um vocal e um “coral gregoriano” de três membros), se responsabilizaram em executar o seu único disco “Litourgiya (2015)” na íntegra e completamente encenado. O setlist, obviamente, foram as faixas Yekteníya (prece) de um à oito. Contando com uma presença de palco completamente conservadora e cerimonial, só posso lhes dizer que o Fabrique Club veio abaixo, simples e claramente. O restante, bom, só estando lá para saber, visto que não existem palavras suficientes para descrever o nível deste show incrível e grandioso. Aguardemos ansiosos pelo seu retorno e, se Satã assim quiser, com um novo disco tão espetacular quanto ao primeiro.
Nossos agradecimentos à todos os envolvidos na organização do evento, principalmente à Overload Productions por tamanha parceria e profissionalismo. HAIL BATUSHKA !!!
Setlist:
Yekteniya II: Blagosloveniye
Yekteniya III: Premudrost
Yekteniya IV: Milost
Yekteniya V: Svyatyy Vkhod
Yekteniya VI: Upovane
Yekteniya VII: Istina
Yekteniya VIII: Spaseniye