Pentarium – “Zwischenwelt” (2018)
Boersma Records
#MelodicDeathMetal
Para fãs de: Dark Tranquillity, Dimmu Borgir, Fear Factory
Nota: 8,0
Pentarium é uma banda alemã de Death Metal melódico, que opta por músicas tanto em inglês, quanto em alemão. Apesar do termo “Death Melódico”, eles acrescentam mais elementos, tentando fugir daquele “mais do mesmo” ou do extremismo constante que conhecemos dentro deste estilo.
Músicas como “Wo Worte Versagen” e “Stare Into Darkness” são exemplos que a banda sabe dosar o pesado com ritmos medianos, abrindo espaço para o trabalho de guitarra, melodias e uma interpretação vocal diferenciada. Esta última ainda recebeu um belo solo, algo que a banda não apresenta muito durante a audição.
“Memoria” mantem um ritmo mais desacelerado, mas não pense que isso significa um alivio no peso, pelo contrário, a música é bem arrastada e cativante ao mesmo tempo. O teclado/sintetizadores de Philip Burkhard é uma peça fundamental no andamento de todas músicas. Ele consegue dar uma vida nova e muitas vezes age isolado do resto da banda, conseguindo ainda assim a somar no som.
Seguindo para o fim do disco, “Dal Mon”, “Beyond” e “Nordlicht” retomam a velocidade com uma pegada mais Thrash Metal e “Vor Dem Sturm” finaliza em clima de balada, sendo bem tranquila, com vozes mais limpas aliada a uma leve base de guitarra.
Basicamente, o grande destaque da banda foi juntar o tradicional peso e melodias do Death Metal Melódico, somando com algo mais moderno de sintetizadores. Outro ponto a se destacar é a abrangência que eles tiveram em sua sonoridade, sempre alternando partes extremas com partes mais calmas, sem perder a pegada.
Victor Augusto