Candlemass – “Black Star” (2025)

Black Star
Compartilhe

Candlemass – “Black Star” (2025)

Napalm Records
#DoomMetal #HeavyMetal #HeavyDoomMetal

Para fãs de: Black Sabbath, Pentagram

Texto por Cristiano Ruiz

Nota: 9,0

A fim de homenagear os 40 anos de sua fundação, a tradicional banda sueca de Doom Metal, Candlemass, lançou, em 09/05/2025, pelo selo Napalm Records, o EP “Black Star”. Três anos após o lançamento de seu décimo terceiro full lenght, “Sweet Evil Sun”, o quinteto natural de Estocolmo decidiu, portanto, presentear os seus fãs com um registro de apenas 18m42s de duração. Nele, duas faixas autorais e inéditas: em primeiro lugar, a fantástica música que o intitula, “Black Star”, a qual traz consigo toda a atmosfera dos primórdios da sonoridade do Candlemass. Na sequência, o tema instrumental “Corridors of Chaos”, que, assim como sua antecessora, representa as raízes do Doom Metal sueco.

Além das duas composições próprias, há também dois covers: “Sabbath Bloody Sabbath”, canção que intitula e abre o quinto full lenght do Black Sabbath, e “Forever My Queen” do Pentagram, em suma, as duas bandas responsáveis pela existência do que chamamos hoje de Doom Metal. Ambas ficaram ótimas tanto quanto as autorais. Embora houve quem dissesse que a celebração dos 40 anos do Candlemass merecesse um álbum completo, não há pontos negativos a destacar em “Black Star”.

O debut “Epicus Doomicus Metallicus” saiu em 1985, um ano após a adoção do nome Candlemass, já que inicialmente a banda se chamava Nemesis. Atualmente, Leif Edling (baixo e vocal), Mappe Björkman (guitarra), Jan Lindh (bateria), Lars Johansson (guitarra) e Johan Langquist (vocalista) compõe o quinteto sueco.

Candlemass jamais erra, basta clicar no link abaixo e comprovar essa afirmação.

Compartilhe
Assuntos

Veja também