DGM – “Endless” (2024)

DGM_Endless
Compartilhe

DGM – “Endless” (2024)

Frontiers Music | Shinigami Records
#ProgressiveHeavyMetal #ProgMetal

Para fãs de: Dream Theater, Seventh Wonder, Eldritch

Texto por Luiz Gustavo Santos

Nota: 8,5

Contando já 30 anos desde sua formação, os italianos do DGM vêm apresentando uma produção musical vasta e com muita qualidade. “Endless” é o décimo segundo disco completo de estúdio dos caras, sendo o terceiro de 2020 pra cá.

A musicalidade da banda se concentra num Metal Progressivo que consegue juntar a suavidade melódica de seus conterrâneos europeus com a potência dos americanos. A influência da banda-mãe do estilo, o Dream Theater, é claríssima em várias passagens do disco.

Instrumentalmente, os destaques são os teclados de Emanuele Casali e as guitarras de Simone Mularoni, ambos criando melodias belíssimas e marcantes. Mas a qualidade técnica da banda como um todo é altíssima, como aliás é exigência inexorável dos fãs do estilo.

O álbum abre suave, com uma passagem acústica inicial de “Promises”, que depois cresce para um longo trecho instrumental. Na sequência, “The Great Unknown” já se apresenta como um dos destaques do disco, trazendo uma espinha dorsal bonita e envolvente. Outro destaque é “From Ashes”, de levada mais rocker, que dá um up de energia no miolo do disco e traz ótimos “duelos” de guitarra/teclado. Pra finalizar, um épico. “…Of Endless Echoes”, com seus 14 minutos, é aquela típica faixa progressiva que te envolve e faz você parar tudo o que estiver fazendo para ouvir cada uma de suas inúmeras alternâncias.

Bom disco e uma banda obrigatória para todos os fãs de Prog Metal!

Compartilhe
Assuntos

Veja também