Esoteric – “The Pernicious Enigma” (1997/2018) (Relançamento)
Aesthetic Death
#FuneralDoomMetal, #DeathMetal, #DoomMetal
Para fãs de: Evoken, Thergothon, Disembowelment
Nota: 9,0
Um dos maiores nomes do Funeral Doom de todos os tempos, o Esoteric não lança um registro inédito desde 2011, quando foi mostrado ao mundo o álbum “Paragon of Dissonance”. Mas, para suprir essa carência, a Aesthetic Death relançou o clássico segundo álbum da banda, chamado “The Pernicious Enigma” (1997). Um dos expoentes e influenciadores do gênero chega ao ano vigente em sua caracterização original, ou seja: álbum duplo, com as mesmas artes e o mesmo clima opressor e déspota de outrora.
O álbum é um dos pilares do Funeral Doom como conhecemos hoje, e se coloca desafiador ao mesclar de forma intensa riffs lentos e massivos com partes extremamente rápidas e viscerais. A primeira faixa, chamada “Creation (Through Destruction)”, já mostra tudo o que os ingleses se propõem a fazer, sendo uma enxurrada de riffs bem colocados com ambientações primorosas, mas ainda sim carregando influências do metal extremo que foram suprimidas a um segundo plano no Esoteric dos últimos álbuns.
Enquanto a faixa “NOXBV9701040” é um instrumental de mais de dez minutos improvisado (e muito bem, por sinal), “Sinistrous” é visivelmente pensada para extrair o máximo do insumo pessimista que grupo pode apresentar. Faixa essa que tem como sua predecessora a destoante “At War With the Race”, que monta um death metal agressivo, rápido, sujo e sem tempo para preparações ambientais e atmosféricas. Isso não é ruim, pelo contrário, mostra que os ingleses conseguem passear pelas mais variadas paisagens musicais sem perder a intenção musical.
“Passing through Matter” encerra o álbum com seu final apoteótico e sua duração de quase vinte minutos e, ao final da audição, nos faz realizar a evolução natural que o Esoteric sofreu para chegar no som conciso e consagrado que a banda tem hoje, mas também o porquê de o registro ser um dos mais importantes de um gênero como um todo.
Luiz Mallet