Metal na Lata

Firewind – “Stand United” (2024)

Firewind - Stand United
Compartilhe

Firewind – “Stand United” (2024)

AFM Records
#PowerMetal

Para fãs de: Iron Savior, Primal Fear, Nocturnal Rites

Texto por Luiz Gustavo Santos

Nota: 9,0

Formada e capitaneada há mais de 25 anos pelo exímio guitarrista grego Gus G., o Firewind se consolidou como um dos grandes nomes da cena Power Metal mundial. Em fase produtiva e criativa após a entrada do vocalista alemão Herbie Langhans em 2020, a banda lança seu décimo disco completo de estúdio. Recentemente publicamos também a resenha do excelente disco ao vivo, “Still Raging”, lançado em 2023 (confira aqui).

Sem grandes alterações no cerne da sonoridade da banda, “Stand United” é energético, rápido, melodioso e divertido. Seus 43 minutos de som, em 10 faixas, passam voando e pedem por um re-play. Apesar do estilo um tanto caricato, a banda consegue trazer uma boa alternância de nuances, evitando que o álbum se torne maçante.

É o que se observa na maravilhosa trinca que abre o disco. A faixa de abertura, “Salvation Day”, é cadenciada e melódica, com um belo refrão. Na sequência, “Stand United” é uma paulada na orelha supersônica. Já “Destiny is Calling”, possivelmente a melhor faixa do disco, mistura velocidade, um excelente trabalho de guitarras e um refrão que vai te fazer cantar logo na primeira ouvida. Depois de ouvir essas três, você não para mais. Mais adiante, merecem destaque também “Come Undone”, essa mais densa e pesada, e a divertida “Talking in Your Sleep”.

Aliás, o trabalho do guitarrista Gus G. mais uma vez merece todos os elogios. Seja na criação de riffs, nas linhas melódicas ou nos solos, o cara destrói. E, pra arrematar, ainda coassina, junto a Dennis Ward, a ótima produção do disco.

Disco necessário para quem curte Power Metal. Não deixe de ouvir.

Compartilhe
Assuntos

Veja também