Gloria Perpetua – “The Darkside We Wanna Ride” (2024)
Rockshots Records | Shinigami Records
#MelodicHeavyMetal #PowerMetal
Para fãs de: Angra, Viper, Stratovarius
Texto por Luiz Gustavo Santos
Nota: 8,0
Tem novidade das boas na cena nacional! Formada em 2023 pelo baixista Daniel Fuchshuber, e contando com nomes já conhecidos no país como Raphael Dantas (batera, teclado e vocais) e Bruno Luiz (guitarras), o Gloria Perpetua lançou em abril seu primeiro disco completo de estúdio.
A sonoridade da banda tem por base um Metal bem melodioso, consagrado no Brasil pelo Viper e pelo Angra, balanceado por algumas pitadas de mais peso. A agressividade da cozinha e dos vocais (em certas passagens) faz um belo contraponto às levadas épicas dos teclados e às melodias bem pensadas das guitarras. Tudo com a velocidade e a pegada técnica que caracteriza o estilo.
O disco tem uma boa dinâmica e é agradável do começo ao fim de seus cerca de 47 minutos. O trabalho é muito bem executado e tem uma mixagem bem legal, mas creio que a banda ainda tenha a crescer com um trabalho de produção mais profissional no futuro.
Meus destaques vão para “Beyond the Darkness Portal”, que abre o disco com bastante punch, “The Rape of Gaia”, que traz um riff fantástico iniciado no baixo de Fuchshuber, e “The Architect”, que conta com a participação de ninguém menos que Timo Tolkki (ex-Stratovarius, que faz um solo de guitarra belíssimo) e Vitor Veiga (vocal do Endless e do Aquaria).
Um bom disco de estreia, uma bela novidade, e uma banda que certamente ficarei de olho.