Helloween – “Live At Budokan” (2024)

helloween-liveatbudokan
Compartilhe

Helloween – “Live At Budokan” (2024)

Sound City Records | Valhall Music
#PowerMetal #HeavyMetal #MelodicMetal

Para fãs de: Gamma Ray, Angra, Iron Maiden, Accept, Judas Priest, Blind Guardian

Texto por Henrique Haag

Nota: 9,0

O álbum foi gravado durante a apresentação do Helloween no famoso Nippon Budokan, uma arena icônica no centro de Tóquio, Japão, em 16 de setembro de 2023, e lançado mundialmente em 13 de dezembro de 2024. O local é amplamente conhecido por ter sido palco de shows históricos de bandas como The Beatles, Queen, Kiss, Deep Purple, Iron Maiden, Dream Theater, Ozzy Osbourne, Mr. Big, entre outras.

Este registro ao vivo captura, mais uma vez, a energia e o entrosamento da formação atual da banda, composta por Michael Kiske e Andi Deris nos vocais, Kai Hansen, Michael Weikath e Sascha Gerstner nas guitarras, Markus Grosskopf no baixo e Dani Löble na bateria. Agora, no entanto, o repertório inclui também músicas do seu mais recente álbum autointitulado.

Após o sucesso da turnê anterior, Pumpkins United, que marcou o retorno de Kiske e Hansen, a banda lançou o show Live in Madrid, focado nos clássicos de todas as eras do Helloween. Esse novo trabalho ao vivo reafirma que a química entre os membros clássicos e os mais recentes está mais forte do que nunca.

O setlist abrange alguns dos maiores sucessos da banda, como “Future World”, “Eagle Fly Free”, “Power”, “Save Us”, além de um medley com músicas do primeiro álbum, quando Kai Hansen era o vocalista principal. Também estão presentes baladas emocionantes, como “Forever and One”, e faixas icônicas, como “Dr. Stein”, “How Many Tears”, “Perfect Gentleman”, a longa e épica “Keeper of the Seven Keys” e, é claro, seu maior sucesso até hoje, “I Want Out”, de 1988. O show também contou com músicas mais recentes, incluindo a grandiosa “Skyfall”, a enérgica “Mass Pollution” e o single “Best Time”.

A empolgação da banda é evidente não apenas na execução impecável das músicas, mas também nos momentos entre elas, quando Deris, Kiske e Hansen expressam repetidamente a felicidade de estarem se apresentando no Budokan para um público tão fiel.

A única ressalva fica por conta do setlist, que poderia ter sido um pouco mais variado em relação ao lançamento ao vivo anterior. Embora seja compreensível a dificuldade de selecionar um repertório para uma banda com um catálogo tão extenso, alguns clássicos poderiam ter sido substituídos por outras faixas para abranger ainda mais a trajetória do grupo após a volta de dois integrantes tão importantes. Ainda assim, Live at Budokan é um registro espetacular, que reafirma o Helloween como uma das bandas mais relevantes da história do metal.

O DVD, como de costume aos lançamentos nesse formato da banda, é uma obra-prima em termos visuais quanto sonoros. Com 29 câmeras registrando todos os detalhes, ele oferece uma experiência envolvente, fazendo o público se sentir no meio da performance. Essa produção detalhada aumenta ainda mais a intensidade da presença de palco impressionante da banda, que realmente podemos afirmar: ESTÃO TININDO NO PALCO!

O álbum está disponível no Brasil em formato digipack com slipcase (2CDs+DVD) com arte em alto relevo, um item indispensável para fãs e colecionadores.

Nota do Redator-Chefe Johnny Z.: Pena que a gravadora sequer respondeu nossos contatos para uma possível parceria, ou será que deixou-nos no vácuo? Enfim, fomos lá na loja e compramos, e mesmo assim citamos o nome. Isso se chama respeito.

Compartilhe
Assuntos

Veja também