DGM – “Passing Stages: Live in Milan & Atlanta” (2017)
Frontiers Records
#PowerMetal, #ProgressiveHeavyMetal,#HardRock”, #ClassicRock
Nota: 8,5
Banda italiana, que faz uma mistura interessante de Power Metal, Metal Progressivo, Hard Rock e uma pitada de Classic Rock, gravada ao vivo em dois shows distintos, o Frontiers Metal Festival, em Trezzo Sull’Adda (Milão) em outubro de 2016 e o ProgPower Festival em Atlanta em setembro de 2014. Me veio à mente uma mistura do tipo RUSH, Dream Theater, Deep Purple e Dire Straits.
O álbum tem grande qualidade sonora, o que não é uma surpresa para discos “ao vivo” nos dias atuais, mas o que mais me chamou atenção foi que a energia do show ficou registrada na gravação. Ao colocar o álbum para rolar, parece que você é transportado para o show, parece que você está na terceira fileira da pista, e se souber e/ou conhecer as músicas, vai com certeza cantar em alto e bom som do seu sofá, como se estivesse lá no show. É muito difícil fazer um álbum assim, os bootlegs antigos chegavam perto, mas não tinham qualidade, aqui tiveram êxito, muito êxito! Mesmo ficando evidente o quanto a banda se solta quando o show é “em casa”.
Eu não conheço muito da banda, mas pelo que pesquisei no mundo maravilhoso dos bits, esses dois shows capturados por microfones e cameras digitais, dão ênfase aos 3 últimos álbuns da banda, e mostram uma banda afiadíssima e muito talentosa. Se a tua praia é um bom Heavy Metal Progressivo, não perca tempo e vá se deliciar com o DGM.
Eu não conhecia a banda, e mesmo assim algumas músicas me chamaram atenção por motivos diversos, então deixarei-as como destaques deste álbum, são elas “The Passage”, “Daydreamer”, “Animal”, “Void”, “Universe”, “Repay” e “Enhancement”.
A versão que recebi para resenhar não acompava o DVD, portanto a resenha é exclusivamente sobre os CDs de áudio. Assista e escute o vídeo aí embaixo e decida se é ou não a tua praia.
Divirta-se!
Mauro B. Fonseca