Drowned – “Recipe for Hate” (2022)
Cogumelo Records
#ThrashMetal, #DeathMetal
Para fãs de: Torture Squad, Omago, Korzus
Nota: 8,0
Com quase 30 anos de estrada, os mineiros do Drowned ainda tem muito fôlego para apresentar uma pedrada Death/Thrash. Com uma formação que não toca junto desde 2003, a banda apresenta “Recipe for Hate”, seu oitavo álbum de estúdio, via Cogumelo Records.
Aos antigos fãs da banda, a fórmula já é conhecida, com o peso, a agressividade e a técnica mais do que exemplar de Fernando Lima (vocal), Rafael Porto e Marcos Amorim (guitarras), Rodrigo Nunes (baixo) e Beto Loureiro (bateria). Para aqueles que estão conhecendo agora o som do Drowned, comece exatamente por “Death Rounds The Fools”. Ela já abre o disco com o pé na porta, com as guitarras dominando o som, despejando riffs e contando com solos ótimos. Importante destacar também o groove que a faixa tem, e que se estende pelo disco todo.
A faixa-título é outro destaque, que começa com blast beats insanos, alternando com aquele groove citado onde o baixo dá o ritmo de tudo. A letra é forte, falando sobre religião e o ódio da banda por ela. A veia Death é mais presente nessa faixa com os guturais de Fernando soando agressivos e cheios de ódio.
Falando em ódio, ele é despejado em grandes doses em “Doctor Horror Medical Group”, uma faixa poderosa, com os instrumentos montando uma parede sólida e dando fundo, novamente, aos vocais monstruosos. A crítica ao atual momento do país e do mundo, seja na política ou na sociedade em geral, aparece também em “Hail, Captain Genocide!”. A faixa é pesada, mais focada em um andamento lento, e tem mais um solo excelente. Os solos de todas as músicas são dotados de muita melodia, servindo para mostrar que o Death Metal não é só velocidade por velocidade.
O Metal nacional apresenta mais um grande trabalho, assim como o Drowned mostra a força que tem e o porquê de estarem a tanto tempo na ativa. “Recipe for Hate” é necessário para os amantes de uma boa brutalidade e grandes doses de ódio. Aprecie sem moderação.
Lucas David