Elvenking – “Reader of the Runes – Luna” (2025)

ELVENKING-Luna
Compartilhe

Elvenking – “Reader of the Runes – Luna” (2025)

Reaper Entertainment | Shinigami Records
#FolkMetal #PowerMetal

Para fãs de: Blind Guardian, Falconer, Tuatha de Danann

Texto por Luiz Gustavo Santos

Nota: 9,0

Já se aproximando dos 30 anos de carreira, o Elvenking apresenta o desfecho de sua aventura mais ousada. “Reader of the Runes – Luna” encerra, em altíssimo nível, a trilogia iniciada em 2019 com “Reader of the Runes – Divination” e que também conta com “Reader of the Runes – Rapture” (2023).

Convenhamos: mergulhar em uma jornada épica contada ao longo de três discos completos, com histórias que envolvem o folclore celta, nórdico e pagão, e uma atmosfera carregada de magia e misticismo, não é para qualquer um — ainda mais em tempos em que os hits do mercado mainstream mal ultrapassam 15 segundos de duração.

Embora o estilo da banda provoque torções de nariz em parte da comunidade do Metal, o fato é que o Elvenking executou tudo com excelência, entregando três álbuns coesos e extremamente agradáveis de ouvir. Com um instrumental que equilibra com precisão o peso da cozinha, a força das guitarras e a delicadeza do violino de Lethien (Fabio Polo), além de vocais épicos e agressivos na medida certa, os italianos certamente se colocam em um novo patamar após essa trilogia.

Em “Luna”, o Leitor das Runas chega ao fim de sua jornada, transitando entre momentos de empolgação e passagens mais introspectivas. A abertura do álbum, por exemplo, é enérgica, com a rápida e cativante “Season of the Owl”. Logo na sequência, “Luna” prende de vez o ouvinte com seu refrão marcante, enquanto “Gone Epoch” e sua linda melodia conferem um ar mais refinado e cadenciado à narrativa. Outros destaques ficam para a oitentista “The Ghosting” e para a acelerada e poderosa “Throes of Atonement”.

Confesso que o termo “Folk Metal” também me causa certo pé atrás. No entanto, com sua excelente qualidade técnica, criatividade e um som que transita por diversas vertentes — do Hard Rock ao Death —, o Elvenking está mais do que pronto para surpreender positivamente todos que derem uma chance à banda. Portanto, separe seu tomo preferido do Tolkien, encha a caneca de hidromel, coloque suas orelhas de elfo e dê o play!

Compartilhe
Assuntos

Veja também