Entrevista com Bart Govers (Coffin Feeder)

coffin-feeder 1
Compartilhe

Entrevista com Bart Govers (Coffin Feeder)

Entrevista por Lucas David
Créditos/Fotos: Divulgação

Combinando a brutalidade do Death Metal, do Grindcore e o groove do Hardcore, o Coffin Feeder chegou fazendo muito barulho na cena com um nível incrível de técnica e pegada contando com nomes experientes da cena: Sven De Caluwé (Aborted) nos vocais, Bart Govers e Jeroen Camerlynck (Fleddy Melculy) nas guitarras/vocais, Jan Halbert (Leng Tch’e) no baixo, e Siebe Hermans (Reverse The Sun) na bateria.

A banda que começou abordando serial killers em suas letras, adotou em seu mais primeiro e mais recente disco, “Big Trouble”, a temática dos filmes de ação dos anos 80/90 como Predador, Duro de Matar, Comando para Matar e etc.

A temática abordada coube perfeitamente no som proposto, e a banda tem recebido ótimas notas nas resenhas com esse trabalho (leia a nossa resenha aqui). O Metal na Lata teve a oportunidade de conversar com o guitarrista Bart Gover sobre o novo álbum, as influências, processo de gravação e os planos para o futuro. Confira a entrevista completa abaixo (versão em inglês no final).

Metal Na Lata: Gostaria de começar agradecendo o seu tempo e dizendo que sou um grande fã da banda.

Bart Govers: Nossa, que legal ouvir isso, muito obrigado pelo carinho. É um enorme prazer dedicar um tempo para você.

Metal Na Lata: Você poderia nos contar o que é Coffin Feeder e de onde surgiu a ideia da banda?

Bart Govers: Coffin Feeder é um projeto que começou durante a COVID-19, uma época em que tudo estava parado, exceto nossa vontade de criar algo barulhento, cru e intransigente, formado por membros de diferentes bandas. Sven (vocal) e Jan (baixo) tiveram a ideia de formar uma banda juntos novamente, já que já haviam tocado juntos no Leng Tch’e. Oli (bateria) se juntou à formação e, para as guitarras, Sven entrou em contato com Jeroen (guitarra) e, mais tarde, eu também me juntei. A ideia era misturar todas as nossas influências e criar algo pesado. Foi assim que criamos “Stereo Homicide” (2022), nosso primeiro EP, que tinha assassinos em série como tema, algo sombrio e violento. Nosso segundo EP, “Over The Top” (2022), tomou um rumo temático radical — pense em heróis de ação dos anos 80 com esteroides. Mas com a nova direção veio uma mudança na formação: Oli teve que sair devido a restrições de tempo e uma mudança de carreira para TI, e Siebe ficou atrás da bateria para manter a chama acesa.

Metal Na Lata: “Big Trouble” é o primeiro álbum completo da banda. Como foi o processo de criação?

Bart Govers: Foi uma experiência incrível, embora nem sempre fácil. Moramos todos em cantos diferentes da Bélgica, então nos encontrarmos constantemente para compor ou gravar simplesmente não era realista — a maior parte do processo acontecia em casa. Adicione a isso o caos das agendas individuais de cada banda, e você terá um pesadelo logístico. Trocamos ideias, junto com bastante feedback, para que cada um de nós pudesse continuar trabalhando nas faixas em casa. Nos encontramos algumas vezes para improvisar as músicas ao vivo, aprimorar as coisas e ajustar qualquer coisa que ainda precisasse de um toque extra antes de entrar em estúdio. E foi assim que o álbum ganhou vida.

Metal Na Lata: A banda já havia lançado dois EPs anteriormente (“Stereo Homicide” e “Over The Top”). Qual a influência de ambos em “Big Trouble”?

Bart Govers: Os dois EPs foram cruciais para moldar nosso próprio som. Eles nos permitiram descobrir quem somos musicalmente — misturando Death Metal, Grindcore e Hardcore com paisagens sonoras cinematográficas para criar algo que batesse forte, mas ainda com sua própria identidade. Essa mistura define nosso estilo, e você pode ouvi-la claramente em “Big Trouble”.

Metal Na Lata: Ainda falando sobre influências, como vocês escolheram o tema para o álbum, baseado em filmes de ação dos anos 80/90, como Comando Para Matar, Duro de Matar e Aventureiros do Bairro Proibido, por exemplo?

Bart Govers: Nosso primeiro EP, “Stereo Homicide”, focava em serial killers — mas como Sven já explorava esse território com Aborted, queríamos explorar um tema diferente. Então, para o nosso segundo EP, “Over The Top”, investimos tudo em herois de ação. Somos todos filhos daquela época e já vimos esses filmes centenas de vezes. Foi simplesmente incrível pegar toda aquela energia nostálgica e transformá-la em algo pesado e violento. Todo mundo conhece esses filmes — eles são icônicos! E com tantos clássicos lendários daquela geração, estávamos longe de terminar o tema.

Metal Na Lata: A capa do álbum é outro deleite para os fãs de música e cinema. Como surgiu a ideia para esta arte? E como foi trabalhar com Dan Goldsworthy neste projeto?

Bart Govers: As ideias vieram do Sven, e ele sabia exatamente quem chamar: Dan Goldsworthy. Eles já se conheciam por terem trabalhado juntos no Aborted, então a conexão estava lá. Os conceitos começaram como rascunhos — e então a inspiração simplesmente explodiu! Sven e Dan se divertiram muito juntando tudo, e Dan continuou aprimorando com ideias ainda mais exageradas e divertidas. Os pequenos detalhes que ele adicionou? Absolutamente brilhantes.

Metal Na Lata: A banda é formada por grandes nomes do metal extremo, cada um com muita experiência. Mesmo sendo todos da Bélgica, houve alguma dificuldade em reunir essa equipe para gravar?

Bart Govers: Sim, com as agendas malucas de todos, definitivamente não foi fácil — mas, ei, quando a motivação está presente, tudo é possível. As gravações em si foram feitas de uma forma bem clássica. Siebe gravou a bateria no estúdio de Yarne (do Carnation), enquanto o baixo e os vocais foram gravados no Hearse Studio em Heule — o mesmo lugar onde gravamos nossos dois primeiros EPs. Para manter tudo dentro do orçamento, gravamos as guitarras na casa de Jeroen. Depois disso, Lander Cluyse, do Hearse, juntou tudo e preparou tudo para que Dave Otero pudesse fazer sua mágica na mixagem.

Metal Na Lata: Neste trabalho, é possível notar muitas influências musicais, como Death Metal, Grindcore e Hardcore, mas o Deathcore acaba sendo o mais aparente. O objetivo da banda era deixar essa mistura clara ou o Deathcore foi um ponto alto para o som?

Bart Govers: O que você ouve é exatamente como soamos e como nos moldamos. Não foi como se tivéssemos começado uma banda de Deathcore. Estamos apenas fazendo o que amamos, e isso transparece nas músicas. Algumas faixas têm uma pegada mais hardcore, outras pendem mais para o Death Metal e algumas até mergulham no Grind. É isso que torna a música divertida e diversa. Mas, ei, se você quiser rotular como Deathcore, tudo bem.

Metal Na Lata: Há alguma faixa (ou faixas) que você gostaria de destacar, ou todas têm a mesma importância para o álbum?

Bart Govers: Cada faixa definitivamente tem algo especial e ocupa um lugar importante no álbum. Claro, cada um tem suas favoritas. Para mim, são “If It Bleeds” e “A Good Day to Die”, mas, honestamente, é difícil escolher apenas algumas — todas as faixas são fortes por si só.

Metal Na Lata: Agora que o álbum foi lançado, quais são os planos da banda para o futuro? Há alguma possibilidade de uma turnê passando pelo Brasil?

Bart Govers: No dia 5 de junho, faremos uma festa de lançamento no AB Club em Bruxelas e, depois disso, começa a temporada de festivais, com alguns festivais incríveis programados, como Alcatraz (Bélgica), Dynamo (Holanda) e Summer Breeze (Alemanha). Mas ainda há mais que não podemos anunciar. Esperamos muito que o outono traga ainda mais oportunidades. Seria incrível ir ao Brasil! Vamos torcer para que esse sonho se torne realidade.

Metal Na Lata: Obrigado novamente pelo seu tempo e atenção. Espero que o álbum leve a banda muito longe e com muito sucesso. Gostaria de deixar uma mensagem para os fãs?

Bart Govers: Foi incrível! Queremos agradecer imensamente aos fãs por todo o apoio insano! Sério, isso significa muito para nós, e somos extremamente gratos a cada um de vocês! Vocês são a razão de fazermos isso! Muito obrigado! Continuem com tudo, saudações, Bart!

ENGLISH VERSION

Combining the brutality of Death Metal, Grindcore and the groove of Hardcore, Coffin Feeder made a lot of noise in the scene with an incredible level of technique and punch, counting on experienced names in the scene: Sven De Caluwé (Aborted) on vocals, Bart Govers and Jeroen Camerlynck (Fleddy Melculy) on guitars/vocals, Jan Halbert (Leng Tch’e) on bass, and Siebe Hermans (Reverse The Sun) on drums.

A band that started out addressing serial killers in their lyrics, developed in their first and most recent album, “Big Trouble”, themed after action movies from the 80s/90s like Predator, Die Hard, Commando, etc.

The theme addressed fit perfectly with what was proposed, and the band has received great reviews for this work (read our review here). Metal na Lata had the opportunity to talk to guitarist Bart Gover about the new album, influences, the recording process and plans for the future. Check out the full interview below.

Metal Na Lata: I would like to start by thanking you for your time and saying that I am a big fan of the band.

Bart Govers: Oh wow, that’s so cool to hear, thank you very much for the appreciation. It’s a huge pleasure to take some time for you.

Metal Na Lata: Could you tell us what Coffin Feeder is and where the idea for the band came from?

Bart Govers: Coffin Feeder is a project that started during the COVID period, a time when everything was on hold, except our urge to create something loud, raw, and uncompromising, formed by members from different bands. Sven (vocals) and Jan (bass) had the idea to start a band together again, as they had previously played together in Leng Tch’e. Oli (drums) joined the lineup, and for guitars, Sven got in touch with Jeroen (guitar), and later Bart (guitar) also joined. The idea was to blend all of our influences and create something heavy. That’s how we created Stereo Homicide, our first EP, which had serial killers as its theme, gritty, dark, and violent. Our second EP, Over The Top, took a wild turn thematically — think ‘80s action heroes on steroids. But with the new direction came a lineup change: Oli had to step down due to time constraints and a career switch to IT, and Siebe stepped behind the drum kit to keep the fire burning.

Metal Na Lata: “Big Trouble” is the band’s first full-length album. What was the process of creating it like?

Bart Govers: It was an awesome experience, though not always an easy one. We all live in different corners of Belgium, so constantly meeting up to write or record just wasn’t realistic — most of the process happened from home. Add to that the chaos of everyone’s individual band schedules, and you’ve got yourself a logistical nightmare.

We sent our ideas back and forth, along with plenty of feedback, so each of us could keep grinding on the tracks at home. We met up a few times to jam the songs live, tighten things up, and tweak anything that still needed some extra punch before hitting the studio. And that’s how the album came to life.

Metal Na Lata: The band had already released two EPs previously (“Stereo Homicide” and “Over The Top”). What influence did both of them have on “Big Trouble”?

Bart Govers: The two EPs were crucial in shaping our own sound. They allowed us to figure out who we are musically — blending death metal, grindcore, and hardcore with cinematic soundscapes to create something that hits hard but still has its own identity. That mix defines our style, and you can clearly hear it on Big Trouble.

Metal Na Lata: Still talking about influences, how did you choose the theme for the album based on action films from the 80s/90s like Commando, Die Hard and Big Trouble in Little China, for example?

Bart Govers: Our first EP, Stereo Homicide, focused on serial killers — but since Sven already dives into that territory with Aborted, we wanted to explore a different theme. So for our second EP, Over The Top, we went all-in on action heroes. We’re all kids of that era, and we’ve seen those movies a hundred times over. It was just a blast to take all that nostalgic energy and twist it into something heavy and violent. Everyone knows those movies — they’re iconic! And with so many legendary classics from that generation, we were far from finished with the theme.

Metal Na Lata: The album cover is another treat for fans of music and films. How did the idea for this artwork come about? And what was it like working with Dan Goldsworthy on this project?

Bart Govers: The ideas came from Sven, and he knew exactly who to call: Dan Goldsworthy. They already knew each other from working together on Aborted stuff, so the connection was there. The concepts started as rough sketches — and then the inspiration just exploded! Sven and Dan had an absolute blast putting it all together, and Dan kept pushing it further with even more over-the-top, playful ideas. The little details he added? Absolutely brilliant.

Metal Na Lata: The band is made up of big names in extreme metal, each with a lot of experience. Even though they are all from Belgium, was there any difficulty in getting this team together to record?

Bart Govers: Yeah, with everyone’s crazy schedules, it definitely wasn’t easy to pull off — but hey, when the motivation is there, anything’s possible. The recordings themselves were done in a pretty classic way. Siebe tracked drums at Yarne’s studio (from Carnation), while bass and vocals were recorded at Hearse Studio in Heule — the same place where we did our first two EPs. To keep things within budget, we recorded the guitars at Jeroen’s place. After that, Lander Cluyse at Hearse pulled everything together and got it all prepped so Dave Otero could work his magic on the mix.

Metal Na Lata: In this work, it is possible to notice many musical influences such as Death Metal, Grindcore and Hardcore, but Deathcore ends up being the most apparent. Was the band’s goal to make this mix clear or was Deathcore a high point for the sound?

Bart Govers: What you hear is exactly how we sound and how we’ve shaped ourselves. It wasn’t like we set out to start a deathcore band. We’re just doing what we love, and that comes through in the songs. Some tracks have more of a hardcore vibe, others lean more towards death metal, and some even dive into grind. That’s what makes it fun and diverse. But hey, if you want to label it deathcore, I’m cool with that.

Metal Na Lata: Is there a track (or tracks) that you would like to highlight, or do they all have the same importance for the album?

Bart Govers: Each track definitely has something special and holds an important place on the album. Of course, everyone has their personal favorites. For me, it’s If It Bleeds and A Good Day to Die, but honestly, it’s hard to pick just a few — all the tracks are strong in their own right.

Metal Na Lata: Now that the album is released, what are the band’s plans for the future? Any possibility of a tour passing through Brazil?

Bart Govers: On June 5th, we’re throwing a release party at AB Club in Brussels, and after that, the festival season kicks off, with some amazing festivals lined up, like Alcatraz (Belgium), Dynamo (Netherlands), and Summerbreeze (Germany). But there’s still more we can’t announce yet. We’re really hoping that the fall brings even more opportunities. It would be incredible to make it to Brazil! Let’s hope that dream comes true.

Metal Na Lata: Thank you again for your time and attention. I hope the album takes the band very far and with great success. Would you like to leave a message for the fans?

Bart Govers: It’s been a fucking blast! We want to give a huge shout out to the fans for all the insane support! Seriously, it means the world to us, and we’re beyond thankful to every single one of you! You’re the reason we do this! Fucking thank you! Keep it brutal, greetings, Bart!

Compartilhe
Assuntos

Veja também