Entrevista com Dirk Scharsich (Victorius)
O Victorius é uma banda alemã de Power Metal e lançou recentemente o quinto disco de estúdio, chamado “Space Ninjas From Hell” (Napalm Records). Misturando cultura japonesa e temas espaciais, o grupo ganhou destaque e sua sonoridade faz a linha de bandas como GloryHammer ou Powerwolf. O Metal Na Lata bateu um papo exclusivo com o guitarrista Dirk Scharisch e conversou sobre vinda para a América do Sul, influências e principais inspirações na hora da composição. Confira abaixo!
Por Gustavo Maiato
Fotos: Divulgação
Metal Na Lata: Olá, obrigado por conversar com a gente. Minha primeira pergunta é sobre o novo disco “Space Ninjas From Hell”. Como vocês tiveram a ideia de misturar cultura japonesa e temas espaciais?
Dirk Scharisch: Obrigado pela entrevista! Bem, basicamente, não há uma grande história por trás disso. Somos apenas pessoas criativas e grandes fãs de tudo que é bobo e inútil. Estávamos pensando no que poderia ser a próxima coisa depois do nosso EP “Dinosaur Warfare”. Nós sempre tínhamos uma queda para filmes de ninjas e kung fu, então decidimos criar nossa própria história e misturar tudo com coisas engraçadas no espaço!
Metal Na Lata: Normalmente, no mainstream, não vemos muitas bandas falando sobre esses assuntos, como fantasia ou escrevendo sua própria história. Mas com a internet e o streaming, bandas como Victorius e GloryHammer ganharam muita atenção. Como você vê a internet e o fato de as pessoas quererem consumir coisas diferentes hoje em dia?
Dirk Scharisch: Eu acho que a internet é uma coisa boa e ruim quando se trata de música. De um lado, você pode facilmente alcançar muitas pessoas e ouvintes. Todo mundo tem um smartphone e acesso à Internet e pode ouvir todos os tipos de música sem pagar por isso, você sabe. Por outro lado, a internet é responsável pelo fato de que as vendas de discos quebraram, na minha opinião. Ninguém mais compra CDs quando você pode obter tudo de graça na internet. Em relação à sua pergunta: você está certo! Nós não somos uma banda mainstream porque não cantamos sobre amor, vida e problemas sociais e todas essas coisas chatas.
Metal Na Lata: Muitos artistas de Power Metal não se consideram Power Metal, como Sabaton e Blind Guardian. Eu sei por que os entrevistei! Você acha que essas bandas têm vergonha do termo Power Metal por que de alguma forma ele é um tipo de Heavy Metal que você ouvia quando era adolescente? Como você considera o Victorius e por quê?
Dirk Scharisch: Sim, provavelmente eles têm vergonha do termo Power Metal. Eu não entendo isso porque o Power Metal é um ótimo gênero musical. Quando começamos a banda quando adolescentes, sempre queríamos tocar Power Metal! Esse foi nosso objetivo desde o primeiro dia e, de alguma forma, mais ou menos atingimos esse objetivo, eu acho. É claro que o Power Metal é o mais odiado na cena do metal e muitos “verdadeiros metalheads” riem disso, mas não nos importamos e sempre seguiremos em frente com esse gênero!
Metal Na Lata: O novo disco “Space Ninjas From Hell” nos conta uma história por trás da letra, certo? Como foi o processo de escrevê-lo? E como você vê bandas como Avantasia e Rhapsody of Fire, ambas as bandas que têm histórias por trás de suas letras?
Dirk Scharisch: O processo de escrita foi o mesmo de sempre. Normalmente, nosso cantor David Donatello escreve todas as letras, e eu escrevo todas as músicas. Principalmente, eu venho com o conceito, as músicas e até os refrões para as músicas. Então criamos tudo em torno desses refrões. Nossa abordagem é sempre que nossos ouvintes se divirtam. Apenas relaxe e curta a música. Também o conceito lírico geral é super fácil de entrar. Você não precisa ser um fã incondicional para saber o que está acontecendo com a letra e a história da nossa música. Eu tenho que admitir que isso é algo que eu não gosto no Avantasia ou no Rhapsody of Fire. Simplesmente não entendo os conceitos deles. Tudo é tão épico e tem um significado profundo. Provavelmente sou burro e preguiçoso demais para entender o núcleo de suas histórias (risos).
Metal Na Lata: Quais são seus planos para o futuro recente? Quero dizer, vocês planejam fazer uma turnê mundial? Talvez venham para a América do Sul?
Dirk Scharisch: Nós sempre adoraríamos viajar pelo mundo! E ainda estamos tentando obter o domínio puro do mundo (risos). Para abril, temos uma pequena turnê europeia com nossos amigos do Serenity. Então, nós vamos tocar alguns festivais de verão e, espero, outra turnê no outono/inverno. Nós realmente gostaríamos de vir para a América do Sul, e tenho certeza que um dia isso acontecerá!
Metal Na Lata: Suas músicas têm muitos solos de teclado, muitos riffs e refrãos poderosos. Quais são suas inspirações musicais?
Dirk Scharisch: Eu só posso falar por mim mesmo, mas quando se trata de inspiração, devo dizer que apenas me concentro nas minhas habilidades de composição, sempre tendo em mente como a música funciona melhor para o Victorius no final. É claro que não reinventamos uma nova roda, e esse não é nosso objetivo. Nós apenas tentamos escrever a melhor música possível.
Metal Na Lata: Seus videoclipes são incríveis e muito bem produzidos. Como você vê a importância dos aspectos visuais no negócio da música, especialmente em uma banda como a sua que veste fantasias e todo tipo de coisas?
Dirk Scharisch: É um aspecto importante. A música em si é apenas uma pequena parte da coisa toda. Você tem que parecer legal, representar a música que está tocando. Bons vídeos e fotos promocionais são muito importantes hoje em dia. Quando vou a um show, quero ver um bom show. Estou entediado com todas essas bandas que são uma merda em suas performances e roupas ao vivo. É uma droga pagar um ingresso e ver um monte de bons músicos, mas eles estão vestidos como estudantes sem-teto, se é que você me entende.
Metal Na Lata: Qual foi sua principal intenção quando você criou a banda? Eu sinto que suas músicas foram escritas para criar um grande impacto em quem está ouvindo.
Dirk Scharisch: Nós só queremos tocar Power Metal. Nós só queremos que as pessoas se divirtam quando estão ouvindo nossa música. É sempre bom ver as pessoas sorrirem, rirem e cantarem nossas músicas.
Metal Na Lata: Você pode deixar uma mensagem para os leitores do Metal Na Lata? Obrigado pelo seu tempo!
Dirk Scharisch: Obrigado por seu apoio poderoso shinobi!!! Confira nosso novo álbum, se você gosta de um Power Metal bem extravagante!
Mais Informações:
www.facebook.com/victoriusmetal