Entrevista com Michael Romeo (Symphony X)
A banda Symphony X chega ao Brasil em julho deste ano com a turnê de comemoração dos seus 30 anos, que irá passar por Belo Horizonte, São Paulo e Curitiba. Tivemos uma curta entrevista com Michael Romeo, líder e guitarrista da banda, sobre suas expectativas e planos para o futuro.
Por Henrique Haag
Metal Na Lata: O que vocês esperam desses três shows no Brasil este ano? Vocês pretendem variar as músicas tocadas entre eles para cobrir todos esses 30 anos da banda? Vocês têm uma lista incrível de músicas para escolher.
Michael Romeo: Não é fácil montar um setlist que cubra “tudo”. Nós apenas tentamos muitas coisas diferentes e eventualmente criamos um setlist que parece bom, independentemente dos álbuns. Também analisamos os números de streaming, etc., para ver o que os fãs estão ouvindo – e sempre anotamos quais músicas foram as melhores em nossos shows ao vivo ao longo dos anos. E, sim, há muitas músicas para escolher.
Metal Na Lata: Seu último álbum “Underworld” foi lançado em 2015. Vocês têm planos de gravar um novo nos próximos anos? Ou cada membro ainda está trabalhando em seus próprios projetos? Por exemplo, Michael lançou “War Of The Worlds, Pt. 2” em 2022, Russel canta na Orquestra Transiberiana, etc.
Michael Romeo: Já estamos trabalhando em um novo álbum. Temos bastante material escrito, mas ainda estamos juntando as peças. Infelizmente, os álbuns não rendem mais dinheiro, então escrevemos entre as turnês, e as coisas demoram um pouco mais hoje em dia.
Metal Na Lata: Faz quase uma década que o seu último álbum de músicas inéditas, “Underworld”, foi lançado. A que se deve esse intervalo tão grande?
Michael Romeo: Algumas coisas contribuíram para esse intervalo. Russ se envolveu em um acidente, depois houve a pandemia. Os álbuns não rendem mais dinheiro, então, depois do Covid, imediatamente começamos algumas turnês, apenas para voltar aos trilhos financeiramente.
Metal Na Lata: Vocês pensam em lançar um novo álbum ao vivo nos próximos anos? Já se passaram mais de 20 anos desde o “Live on the Edge of Forever”, e vocês são uma banda muito forte ao vivo. Posso garantir que todos os fãs gostariam muito!
Michael Romeo: Não há planos para um disco ao vivo. Acho que neste momento a prioridade é um novo álbum de estúdio.
Metal Na Lata: Seus últimos três álbuns foram mais modernos, tanto em termos de sonoridade quanto de letras, do que os anteriores. O que podemos esperar do próximo? Algo mais clássico, talvez?
Michael Romeo: Em termos de produção, sim, um pouco mais moderno ou polido. Mas em termos de estilo musical, não é tão diferente. Como músicos, todos evoluímos com o tempo e estamos dispostos a experimentar coisas novas. É claro que escrevemos para os fãs, mas também para nós mesmos – mas no final das contas, tem que ser algo de que nos orgulhamos como artistas. Sempre tem que dizer algo que vem do coração, independentemente de ser “moderno”, “clássico” ou o que quer que seja.
Metal Na Lata: Por favor, deixem uma mensagem para todos os seus fãs do Brasil. Tenho certeza de que todos estão ansiosos para vê-los no palco novamente!
Michael Romeo: Estamos muito ansiosos por esses próximos shows no Brasil! Os fãs são sempre muito receptivos e cheios de energia, e os shows são sempre ótimos! Vemos vocês muito em breve.
Obrigado Isabelle Mirannda e Top Link Music pela parceria.
Links Relacionados:
https://www.facebook.com/symphonyx
https://www.instagram.com/symphonyxofficial
https://www.youtube.com/@symphonyx