Leaves’ Eyes – “The Last Viking” (2020)
AFM Records
#VikingMetal, #SymphonicMetal
Para fãs de: Turisas, Týr
Nota: 9,5
Considerado o último grande rei Viking, o herói norueguês Harald, o Duro marcou história lutando em diversas guerras até morrer durante uma invasão à Inglaterra no ano de 1066. Sua épica saga já foi adaptada para cinema, literatura e até video game, no jogo Civilization VI. Agora, com o lançamento do disco “The Last Viking”, o Leaves’ Eyes resolveu contar sua própria versão dos feitos de Harald em um álbum que faz jus à grandeza do guerreiro nórdico.
Terceiro disco da banda com a vocalista Elina Siirala, “The Last Viking” afirmou de vez a substituta de Liv Kristine no posto de frontwoman da banda. Mais à vontade, a voz de Elina soa cristalina, com seus líricos na medida certa intercalando com o gutural rasgado de Alexander Krull, dono do segundo microfone e chefão do quinteto norueguês. O tracklist é caprichado, recheado com obras primas como “Serkland” (e seus instrumentos diferentões nórdicos) e “Break Into The Sky of Aeon” (com um quê de Doom nas guitarras).
“Night of the Ravens”, entretanto, ganha fácil o primeiro lugar no pódio: instrumental sem defeitos e um refrão daqueles de colocar num pedestal e oferecer para Odin, tamanha beleza dos agudos de Elina. “Black Butterfly” também chama atenção ao trazer a vocalista convidada Clementine Delauney, do Visions of Atlantis. Fica a torcida para que a francesa se apresente com a banda ao vivo algum dia.
Caso “The Last Viking” chegue nos salões de Valhalla, é possível que Harald escute e saboreie mais essa homenagem aos seus bravos feitos de outrora. É bem provável que, onde quer que ele esteja, sinta a sensação de dever cumprido. Afinal, alguns séculos depois, a cultura viking finalmente parece ter se espalhado no mundo. Não através de guerras como ele pretendia, mas por meio da arte. Agradeça a bandas como o Leaves’ Eyes.
Gustavo Maiato