Primal Fear – “Angels Of Mercy: Live In Germany” (2017)
Frontiers Music
#PowerMetal, #HeavyMetal
Nota: 8,0
Sabe aquela banda que tem tudo que você gosta, mas você sabe que jamais vai fazer algo fora da curva? Pois bem, o Primal Fear é essa banda. Veja bem, não estou sendo pejorativo nem depreciativo, pelo contrário, gosto (e muito) de tudo que a banda lançou até hoje, mas é latente que o ponto alto da carreira já foi atingido e não existem mais degraus para se subir. Vai ser sempre isso e nada os mudará. Ou seja, só espero que tenham muito cuidado pois descer esses degraus é a única coisa que pode acontecer caso lançem algo abaixo das expectativas.
Pois bem, nesse novo lançamento ao vivo (em CD, DVD ou Bluray), temos uma banda coesa, com muito gás e adrenalina, principalmente vindos da dupla de guitarristas Tom Naumann e Alex Beyrodt que juntos mostraram aqui uma sintonia e energia digna de nota.
Preciso falar de Ralf Scheepers? Não. O cara é monstro e ponto final. Talvez um dos únicos a se equiparar com Michael Kiske em termos de alcance e técnica, em minha opinião. E em “Angels Of Mercy” o cara só mostrou – mais uma vez – como é que se canta Metal em tons agudos corretamente sem ficar chato ou irritante.
Já o novo baterista Francesco Jovino mostrou-se ser uma escolha correta mesmo ainda se mostrando um pouco ‘travado’ em certas horas. Mat Sinner é aquela coisa, na dele, paradão, agita pouco, mas mostra que está curtindo cada segundo do show, só que sinceramente e com todo respeito, não fede nem cheira ao vivo. Esta lá porquê é o dono da bola, entendem?
Sobre o show em si tivemos um bom setlist, que poderia ficar melhor se lembrassem do esplêndido “Black Sun” (2002), mas desse somente a introdução foi usada. Uma pena.
A casa até que lotada mesmo sendo de médio para pequeno porte, mostrou-se acertada pois o Primal Fear é uma banda que eu jamais conseguiria ver num local gigante. Tudo muito bem produzido, com um excesso, também, de muita luz estroboscópica que cansava um pouco as vistas, e um som… ah o som… que coisa linda! O peso emanado das guitarras e os harmônicos (até em demasia que as vezes ‘irrita’ pois jogam eles em todos os lugares) ensurdecem o ouvinte/telespectador.
Destaques para as lindas porradarias de “Angels Of Mercy”, “The End Is Near” (que riffs, que peso meu Deus!!!), que certamente se tornaram novos clássicos dos alemães!
O único porém é algo até que meio pessoal meu mesmo. Porquê raios colocarem uma balada para fechar o CD se no DVD/Bluray fecharam com o clássico cacetada da “Running In The Dust”? Não tem sentido se fechar um show de Heavy Metal com uma balada insossa e chata pra cacete como “Fighting The Darkness”! Então fica a dica, a melhor opção aqui é o DVD/Bluray ok?
De material extra (DVD e Bluray) temos alguns videoclipes mais recentes e uma excelente versão de “Chainbreaker” (que ficou fora do tracklist principal) ao vivo no Master Open Air 2016, provando que o Primal Fear realmente fica melhor numa casa fechada e pequena como do show principal. Não é ruim, mas parece que sobram muitos espaços.
Heavy/Power Metal de extrema qualidade, mas que não vai te levar a lugar algum afora da diversão pontual. Mas quem quer mais que isso? Então… f*****!
Johnny Z.