Celtic Frost – “Morbid Tales” (1984) (Relançamento 2024)
Noise Records | Dynamo Records | Classic Metal Records
#BlackMetal #DeathMetal #ThrashMetal
Para fãs de: Hellhammer, Bathory, Venom, Sodom
Texto por Ricardo L. Costa
Nota: 10
O Celtic Frost funciona como uma extensão natural ao legado instituído pelo “Guerreiro” no Hellhammer, embora ambos tenham surgido praticamente na mesma época, sendo assim, praticamente a mesma banda.
O caso é que no Celtic, apesar da essência mantida, a banda tornou seu som sensivelmente mais abrangente, variando um pouco mais os andamentos, com elementos mais cadenciados, outros mais calcados no Heavy tradicional, mas priorizando sempre a densidade e o peso maligno, que sempre foi parte importante de sua identidade.
“Morbid Tales”, primeiro registro do Celtic Frost (85) é uma “masterclass” de como ser “trevoso” sem sair da sala de sua casa. A maldade floresce a cada riff, a cada urro grotesco de Tom Warrior (um dos vocalistas mais marcantes do estilo), e toda aquela atmosfera criada nos incentivava a afinar e tocar nossa guitarra imaginária com um vigor sobrenatural! Não é à toa que 99% dos artistas posteriores ao Celtic os têm como uma de suas maiores influências.
Alguns dos maiores clássicos da música extrema mundial estão aqui: “Into the Crypts of Rays”, “Dethroned Emperor”, “Return to the Eve” e “Procreation of the Wicked”, o que o torna ainda mais especial. Dizem que toda unanimidade é burra, mas nesse caso, é consenso: existem apenas duas fases na música pesada, antes e pós “Morbid Tales”.
Recheado de bônus, este grandioso e histórico álbum acaba de ser relançado por aqui, portanto, você já sabe o que fazer.