Hellhammer – “Apocalyptic Raids” (1984) (Relançamento 2024)
Noise Records | Dynamo Records | Classic Metal Records
#BlackMetal #DeathMetal #ThrashMetal
Para fãs de: Celtic Frost, Venom, Bathory, Sodom
Texto por Ricardo L. Costa
Nota: 10
O assunto rende opiniões das mais diversas, no entanto, não há como negar: se existe uma banda que pode ser chamada de clássica, exercendo influência em absolutamente tudo que é lançado até hoje em termos de música pesada, essa banda é o Hellhammer, e se você ousar discordar, você está errado. Isso é democracia!
Fundado em 82 pelo “messias das artes obscuras”, Tom Warrior, o trio suíço atingiu o ápice de sua relevância com o lançamento de seu primeiro (e único) ep, o magnífico e diabólico “Apocalyptic Raids” (84). Apesar de sua música simples, de contornos até rústicos, lirismo blasfemo e produção precária, é reverenciado até hoje, mesmo após 40 anos de seu lançamento. Um disco de identidade muito própria, poderoso e impactante, cuja capa estampa a indumentária de fãs, músicos e entusiastas pelo mundo afora, forjando seu nome na história do Metal de forma definitiva.
Death, Thrash ou Black Metal, pouco importa como o chamemos, embora o mais correto seja uma fusão homogênea dos melhores elementos contidos nos três. “Apocalyptic Raids” constrói uma aura densa, macabra, perfundida por riffs que são a própria personificação do mal! Que sonoridade, meus caros! Pesada, abafada, incrustada, como se fosse captada no interior mais inóspito e abissal de uma fenda nos confins do inferno! Não é só questão da precariedade da época, mas sim, uma real intenção de soar impuro, rude e selvagem.
Precisávamos de uma amostra mais duradoura de todo esse poderio, no entanto, devemos nos contentar com pouco mais de meia hora de um ainda embrionário Black Metal, estilo esse que viria a se difundir por todo o mundo como a mais nefasta das epidemias, graças ao nosso magnânimo e impiedoso Hellhammer.
“Massacra”, “Horus/Agressor”, “Triumph of Death”, “Revelations of Doom” dispensam análises pormenorizadas, pois são obras que definem tudo aquilo que um determinado subgênero necessita para se tornar histórico e moldador de caráter. Quem conhece, sabe exatamente do que se trata! Um álbum de semelhante importância cultural e musical merecia uma edição nacional comemorativa, e agora a temos; portanto, deixe as desculpas de lado e adquira já o seu, caso você ainda não o tenha devidamente colocado em um altar no meio da sala de estar para adoração!