FM – “Old Habits Die Hard” (2024)

fm-old-habits-die-hard
Compartilhe

FM – “Old Habits Die Hard” (2024)

Frontiers Music
#MelodicRock #AOR #HardRock

Para fãs de: Foreigner, Bad Company, Thunder, Bon Jovi

Texto por João Paulo Gomes

Nota: 8,5

Em um mundo sob constante mutação é bom saber que algumas coisas nunca mudam, como por exemplo: um álbum da instituição lendária chamada FM.

Nos últimos anos a banda foi atingida por notícias devastadoras: o câncer do tecladista Jem Davis (felizmente superado e abordado na canção “Blue Sky Mind”), o falecimento de Chris Overland (irmão de Steve e membro fundador da banda) e o também falecimento de Bernie Marsden (Whitesnake, Alaska, The Snakes, Company of Snakes) que era muito próximo da banda e colaborador do guitarrista Jim Kirkpatrick.

Apesar dessas tragédias serem responsáveis pelo adiamento do décimo quarto álbum, eles se mantiveram determinados a finalizá-lo e fazer o melhor álbum possível em homenagem a seus entes queridos, além de celebrar o 40º aniversário da banda.

Então, Steve “The Voice” Overland (vocais/guitarra: Wildlife, Ozone, Ailafar, Groundbreaker, Radioactive, Overland, The Ladder, Lonerider, Shadowman, So!), Pete Jupp (bateria: Wildlife, Samson), Merv Goldsworthy (baixo: Diamond Head, Samson), Jem Davis (teclados: Tobruk, UFO) e Jim Kirkpatrick (guitarra, Diesel, Solo, Phenomena) atacam novamente com melodias cativantes, guitarras soberbas, uma seção rítmica sólida, refrões memoráveis, harmonias impecáveis e a presença vocal única e absurda, carregada de paixão e emoção, de Steve “The Voice” Overland que continua sem sentir os efeitos do tempo.

Seguindo os passos dos últimos álbuns, “Old Habits Die Hard” traz um som relevante para os tempos atuais sem esquecer as raízes da banda. Infelizmente existem os álbuns clássicos do FM, caso contrário haveria grande chance de este ser um dos preferidos dos fãs, mesmo assim aqui a armadilha do autoplágio é evitada com folga em cada uma das canções que possuem a costumeira excelência irresistível da banda.

Eu poderia escrever sobre todas elas, mas citarei apenas algumas como a elegante “Out Of The Blue”, a confiante “Don’t Need Another Heartache”, a exuberante “No Easy Way Out”, o brilhantismo de “Black Water” (quiçá a melhor música do álbum), a contagiante “Cut Me Loose” e o bom e velho FM de “Whatever it Takes” para provar o que vos digo.

Continuo sendo MUITO suspeito para escrever sobre FM, mas se você gosta de um AOR/Rock melódico com muita maturidade, qualidade acima da média e um toque de blues, “Old Habits Die Hard” é a escolha perfeita já que mostra que o FM continua a brilhar e é um dos mestres do estilo.

Espero que eles não abandonem esses velhos hábitos tão cedo!

Compartilhe
Assuntos

Veja também