Ministry – “HOPIUMFORTHEMASSES” (2024)

Ministry - HOPIUMFORTHEMASSES
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Ministry – “HOPIUMFORTHEMASSES” (2024)

Nuclear Blast Records | Shinigami Records
#IndustrialMetal

Para fãs de: Rob Zombie, Fear Factory, Killing Joke

Texto por Caio Siqueira Iocohama

Nota: 8,0

O Ministry retorna em 2024 com seu mais recente álbum, sucedendo o aclamado “Moral Hygiene” de 2021. Intitulado “HOPIUMFORTHEMASSES”, este lançamento promete manter a tradição do grupo em realizar uma fusão única de metal industrial – gênero que eles ajudaram a moldar – com elementos eletrônicos.

 Logo de início, com “B.D.E.”, é evidente a característica enxurrada de “samplers” que define o Ministry. As boas guitarras acompanham os vocais ainda bem potentes de “Uncle Al”, que, mesmo ao passar dos anos, e já “sessentão”, mantém sua intensidade. A faixa apresenta ainda um momento mais barulhento, mantendo a fidelidade do grupo à sua sonoridade desde o período pós “With Sympathy” de 1983.

“Goddamn White Trash” já tem aquela pegada tipo “Waiting” do “Houses Of The Molé” de 2004, que é uma das minhas músicas preferidas da banda, com seu estilo meio punk e guitarras repetitivas. Com certeza uma das melhores do álbum. Já “Just Stop Oil” tem um riff rápido que é acompanhado pelo trabalho do ótimo baterista Roy Mayorga e sua sonoridade é aquela tipicamente fácil de reconhecer que é o Ministry.

“Aryan Embarrassment” tem dois convidados especiais: o vocalista Jello Biafra da lendária Dead Kennedys, que já havia participado do álbum anterior do Ministry, e Billy Morrison (Billy Idol) na guitarra. Com um riff pesado e aquela marcante e revolta voz do Jello, a música é outro grande bom momento deste álbum. “TV Song 1/6 Edition” é uma pedrada distribuída em apenas 03 min e 19 segundos de duração, maravilhosa.

Já na metade final, “New Religion” e “It’s Not Pretty” acabam sendo meio “arrastadas”, mas não atrapalham e nem diminuem a qualidade do álbum. Entretanto, “Cult Of Suffering” é consideravelmente curiosa por ter uma sonoridade puxada mais a um “rockão clássico”, e ter os vocais de Eugene Hütz, vocalista da banda Gogol Bordello.

Mas a última música é absolutamente genial. “Ricky’s Hand” é um cover de Fad Gadget e foge completamente da sonoridade atual do Ministry. Esta faixa é um synth pop, new wave, talvez despertando o lado dos primórdios da banda. Afinal, isso poderia ser um “preparativo” para a apresentação do dia 11 de maio de 2024, no festival Cruel World, já que “Uncle Al” e sua banda fizeram um set repleto de seu repertório antigo, com músicas que não eram tocadas há 40 anos como a fenomenal “Work For Love”.

Reafirmando a absurdamente criatividade e capacidade do Al Jourgensen, “HOPIUMFORTHEMASSES” consolida ainda mais o repertório da longeva carreira da banda.

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