Metal na Lata

Orthostat – “Monolith of Time” (2019)

53060053_1287796158027332_7770446783154487296_n
Compartilhe

Orthostat – “Monolith of Time” (2019)

Independente
#DeathMetal#DoomMetal

Para fãs de: Incantation

Nota: 8,0

Oriundos de Jaraguá do Sul/SC, a banda de Death Metal Orthostat chega ao seu primeiro álbum completo após o seu início de carreira em 2015, tendo lançado somente o EP “Into the Orthostat” (2016) até então. Apesar do pouco tempo de estrada, já é possível escutar que o grupo soube trabalhar bem as suas composições.

A ideia da banda é proporcionar um Death Metal que, apesar de usar e abusar de blast beats, caminha por uma linha mais arrastada e, por vezes, tem o Doom Metal bem escancarado, a exemplo da faixa de abertura “Ambaxtoi”. As músicas apresentam boas estruturas, fazendo com que o som extremamente pesado não caia na mesmice. Vide a faixa “Qetesh” que, entre os já citados blasts beats e vocais guturais, sorrateiramente nos empolga com paradas e sequências de viradas brutais, finalizando com simples, porém belos, solos.

O disco segue nessa vibe, oras mais Doom, oras mais Death, onde as guitarras tiveram um bom destaque. O vocal opta por um estilo mais soturno e é um tipo de gutural mais baixo, parecendo que fica em segundo plano, o que caiu até bem para a atmosfera criada dentro dos temas que tratam de civilizações antigas. Faixa como a “Incitatus” muda um pouco para ritmos mais constantes de bumbo duplo e as viradas matadoras voltam a ser o destaque da música. A saideira e também faixa título engana com sua introdução lenta, mas por fim é uma das mais empolgantes, tendo, novamente, inúmeras viradas matadoras e solos curtos com bastante pegada.

Acho que o que me cativou nesse disco é a técnica aliada à simplicidade que o trio realizou em todas as músicas. Não temos virtuoses exageradas de quem quer ser o mais rápido do mundo e perde a alma na sonoridade, muito menos mega produção, soando ultra plastificada. Temos sim, uma banda com alma, produção crua na medida certa e um som na lata.

Victor Augusto

Compartilhe
Assuntos

Veja também