Tuto Hallgrim – “Do It Yourself” (2019)
Independente
#HeavyMetal, #ThrashMetal, #Instrumental
Para fãs de: Metallica, Michael Schenker, Steve Ray Vaughan
Nota: 8,0
Músico profissional e experiente, com mais de 20 anos de uma carreira especialmente voltada para o ensino nas áreas do Jazz e música brasileira, Tuto Hallgrim escolheu seu estilo predileto (o Metal, claro) para seu primeiro lançamento solo. Como o nome indica, “Do It Yourself” é um trabalho solitário de Tuto, que faz as guitarras, baixo, programação de batera, produção, etc.
A dificuldade em um disco instrumental está em guiar o ouvinte leigo (não músico) pelas músicas sem depender das linhas vocais. Pra isso, é essencial que as melodias “conversem” com quem tá ouvindo, prendendo a atenção e tornando a coisa toda agradável. E nesse disco Tuto consegue fazer isso em diversos momentos e com diversas pegadas.
Isso porque, embora a base seja o Heavy Metal, a sonoridade transita desde um Hard Rock a lá Brian Adams (ouça a ótima “Living in the 80´s”) até elementos mais extremos, como nas pulsantes “Rebelion Thrash” e “Devastation Storm”. Tudo isso com o músico desfilando sua categoria e experiência, e sem esconder suas influências mais bluezeras. Além das músicas já mencionadas acima, devo citar “Confusion Worse Confounded”, faixa com boas alternativas harmônicas e com um show no baixo.
E com tudo isso o resultado das 10 faixas e cerca de 37 minutos de play é bom. Um disco rápido, variado e divertido, especialmente indicado pra quem se aventura nas 6 cordas.
Luiz Gustavo Santos