In Flames – “Used & Abused: In Live We Trust” (2005) (Relançamento 2024)
Nuclear Blast | Shinigami Records
#MelodicDeathMetal #DeathMetal #ModernDeathMetal
Para fãs de: Dark Tranquillity, Soilwork, Arch Enemy
Texto por Will Menezes
Nota: 9,0
Além de ser considerado uma pedra fundamental na estrutura do que o death metal melódico é hoje, o In Flames sempre foi bem conhecido pela energia e qualidade de suas performances ao vivo. Entretanto, a banda levou 15 anos (desde sua fundação, em 1990) para lançar seu primeiro registro ao vivo. Mas há “males” que vêm para o bem. No início dos anos 2000, com a readaptação de estilo no álbum Reroute to Remain (2002), a banda viu sua base de fãs perder força. Talvez um registro em vídeo nesse momento caísse no esquecimento ou não passasse de uma tentativa vã de agradar fãs que estavam nutrindo descontentamentos, que não poderiam ser sanados com o registro de uma fase em que a popularidade da banda estava comprometida.
Assim, se não houve registros ao vivo na primeira fase da banda, talvez tenha sido prudente aguardar um momento mais oportuno, e a decisão foi fazê-lo durante a turnê do álbum Soundtrack To Your Escape (2004).
Para todos os efeitos, é necessário dizer que a banda entregou um excelente registro! Used & Abused – In Live We Trust é mais do que um registro ao vivo; é uma experiência imersiva que abrange tudo o que o In Flames havia construído até então. Incrivelmente bem-produzido, dirigido e mixado, aqui foi lançado somente em CD duplo, já que infelizmente não existem mais fábricas de DVDs ou Blu-Rays no Brasil.
No CD 1, temos um show curto gravado em Londres, em 2004, com apenas 38 minutos. Já no CD 2, temos um show bem mais extenso contando com 8 faixas do álbum Soundtrack To Your Escape e mais 6 músicas, como um compilado de clássicos da banda, em um gesto significativo para os fãs mais antigos e conservadores.
Há alguns pontos que podem levantar críticas, como o uso claro de overdubs em trechos de ambos os shows, mas nada que comprometa a experiência. O material é (praticamente) completo, já que ambos os CDs não possuem músicas repetidas e, juntos, contam com o álbum Soundtrack To Your Escape na íntegra. As performances nos dois shows são fantásticas e a qualidade de ambos impecáveis! Este é um material voltado principalmente para os fãs, mas também configura um presente valioso para amenizar o possível desagrado de parte da comunidade com as decisões da banda nos anos anteriores.
Fica aqui o nosso apelo para – quem sabe um dia – voltemos a ter fábricas de DVDs/Blu-Rays, e assim os lançamentos não saem mais mutilados, não por culpa da Shinigami Records, deixemos bem claro!