Nelson – “After The Rain” (1990)
Geffen DGC Records
#HardRock, #HairMetal, #MelodicRock
Para fãs de: Bon Jovi, Trixter, Tyketto
Nota: 9,0
Os irmãos gêmeos Matthew e Gunnar entraram para o “Guinness Book” como a terceira geração consecutiva da mesma família a dominar o topo das paradas (Ozzie Nelson (“And Then Some”) e Ricky Nelson (“Poor Little Fool” e “Travelin’ Man”)) com a música “(Can’t Live Without Your) Love And Affection” (inspirada em Cindy Crawford). Mas se engana quem pensa que a banda é apenas mais um “one-hit wonder”.
Matthew (vocais e baixo) e Gunnar Nelson (vocais e guitarra) se juntaram ao baterista Bobby Rock (Nitro, Skull, Brunette, Vinnie Vincent Invasion, Hardline), aos guitarristas Joey Cathcart (Cher, Bobby Rock) e Brett Garsed (John Farnham, Derek Sherinian) e ao tecladista Paul Mirkovich (Whitesnake, Cher, Paul Stanley, Peter Gabriel) para gravarem seu primeiro álbum.
“After The Rain”, lançado em 26 de Junho de 1990, co-produzido por Marc Tanner (Fiona, Eddie Money) e David Thoener (John Waite, Sammy Hagar) e contando com a ajuda do onipresente John Kalodner, vendeu mais de dois milhões de cópias se tornando platina (2X), alcançando #17 na “Billboard 200” e permanecendo nas paradas por sessenta e quatro semanas consecutivas com seus quatro singles: “(Can’t Live Without Your) Love And Affection” (#1), “After The Rain” (#6), “More Than Ever” (#14) e “Only Time Will Tell” (#28) figurando na “Billboard’s Hot 100”.
Para entender o motivo de tanto sucesso é preciso arranhar mais do que apenas a superfície composta pelo visual dos gêmeos (feito para o público feminino). Ao fazer isso encontramos respeitabilidade nas composições, muita musicalidade (arranjos de violão e teclado mesclados às bases das guitarras), habilidades vocais, melodias cativantes e excelentes músicos.
Misturando o “Hard Rock” dos anos 80 com o “Pop Rock” da Califórnia, uma pitada de “Folk” e um punhado de “Country Rock” o álbum é repleto de ótimas canções como as memoráveis e imbatíveis: “(Can’t Live Without Your) Love And Affection”, “After The Rain”, “More Than Ever” e “Bits And Pieces”, “Everywhere I Go” e a “power-ballad” “Only Time Will Tell”. Sem esquecer de “I Can Hardly Wait”, “Fill You Up”, “(It’s Just) Desire” e “Will You Love Me?”.
“Você sabe o que é realmente legal?” – maravilha-se Gunnar – “Foi um dos últimos grandes sucessos de toda aquela era do “Hard Rock”. Antes dos telefones celulares, Facebook e Internet, quando podíamos sair impunes de tudo na estrada. Tínhamos vinte mil garotas gritando em cada show durante treze meses. Cara, faça isso quando tiver vinte e um ou vinte e dois anos! Foi incrível! Foi um ótimo momento! Acho que não viveremos mais esse tempo e fomos capazes de apreciá-lo. Sou muito grato por isso!”
A banda criou uma seleção de músicas “Pop Rock” tão poderosas que trinta e um anos depois “After The Rain” ainda soa fresco, mesmo refletindo o momento da música no fim da década de 80. Você pode chamá-lo do que quiser, mas isso não mudará o fato de este ser um dos melhores álbums de “Hard Rock” melódico já feito.
Obrigatório!
João Paulo Gomes