Ron Keel – “KeelWorld” (2024)
RFK Media
#HardRock #CountryRock
Para fãs de: Ratt, Tesla, Kix
Texto por Caio Siqueira Iocohama
Nota: 8,5
Ron Keel lançou o álbum Keelworld em agosto de 2024, uma fusão dinâmica de suas influências de hard rock, country e southern rock. Este álbum reflete a versatilidade do artista, que, ao longo de décadas de carreira, transitou com sucesso entre o metal e o country. Keelworld serve como uma espécie de antologia musical, reunindo diversas facetas da trajetória de Keel, com faixas que homenageiam seu passado nos anos 80, além de incluir composições contemporâneas.
O álbum abre com “Hollywood”, com forte tendência ao Country Rock, que tem um solo muito bem trabalhado. “Hard on the Outside (Heart on the Inside)” já é aquele hard rock bem oitentista, meio “farofa”, e mostra como que Ron Keel ainda tem MUITA voz. “Moving Target” é aquela música que tem riffs tradicionais do bom e velho hard rock e, novamente, os vocais de Ron se destacam.
“Give Me Guitars (Or Give Me Death)”, relembrando o auge de Keel na cena do metal, conta com a participação de Mark Edwards, Rik Fox, Mitch Perry, do Steeler, enquanto faixas como “Faster Horses” exploram suas influências country. Esta diversidade reflete a capacidade única de Keel de transitar entre gêneros sem perder sua identidade. O álbum ainda traz uma cover surpreendente de “Children of the Grave”, do Black Sabbath, que é, sem dúvidas, uma das melhores músicas já lançadas e o álbum se encerra com “The Last Bottle On Earth”, uma balada acústica que encerra o álbum com uma nota de melancolia.
Keelworld é uma celebração da carreira e da versatilidade de Ron Keel, provando que ele ainda tem muito a oferecer após décadas de estrada. O álbum consegue ser ao mesmo tempo nostálgico e inovador. Para fãs de longa data e novos ouvintes, Keelworld é um retrato fiel do legado diversificado de Keel, que continua a evoluir enquanto mantém viva a chama de suas raízes no rock e no country