Threshold – “Extinct Instinct” (1997) (2024 Remix) (Relançamento 2024)
Giant Electric Pea | Shinigami Records
#ProgMetal
Para fãs de: Fates Warning, Haken, Seventh Wonder
Texto por Luiz Gustavo Santos
Nota: 8,0
Formada em 1988, com seu primeiro disco, o ótimo “Wounded Land”, lançado em 1993, a banda inglesa Threshold teve algumas oscilações e demorou um pouco para se firmar como um dos maiores expoentes do Prog Metal da Terra da Rainha.
Seu terceiro álbum completo, “Extinct Instinct” (1997), agora relançado, pertence a uma fase não muito brilhante da banda. No entanto, eu diria que é um disco que, se ouvido com a devida atenção, pode render bons momentos de diversão.
O álbum traz faixas que misturam riffs pesados, momentos mais introspectivos e certa psicodelia prog em alguns pontos, tudo bem alinhavado. Além disso, o vocalista Damian Wilson (que logo viria a sair – novamente – da banda, para voltar anos mais tarde) entrega uma ótima performance em termos de técnica, alcance e interpretação. Basta ouvir a cativante “The Whispering”, por exemplo, ou a boa balada “Forever”, para sentir a qualidade e a versatilidade do cara.
Meus outros destaques vão para a faixa de abertura, “Exposed”, para a envolvente e complexa “Somatography”, e para a épica “Eat the Unicorn”, que formam um belíssimo começo de play. Em resumo, posso dizer que gosto do disco, apesar de ele não ocupar um lugar de destaque na rica discografia do Threshold.