Zifir – “Kingdom Of Nothingness” (2017)
Duplicate Records
#BlackMetal
Para fãs de: Watain, Averse Sefira, Ulver
Nota: 8,5
De vez em quando sempre acabamos por topar com um daqueles discos que deixam a nossa mente com uma “mensagem subliminar” implícita certo ?! Esse é o caso deste terceiro álbum de estúdio da horda turca Zifir, que executa um Black Metal “old school” de grandiosa categoria e sem margem para iniciantes no gênero. Sim senhores, trata-se de um típico disco “8 ou 80”, devido a complexidade e versatilidade da obra para o Metal Extremo atual.
Observando cuidadosamente os seus trabalhos anteriores, o Zifir manteve a sua premissa musical e deixou (talvez) o seu som mais veloz e mais dissonante, porém, eis o que mais me impressionou; a sua temática profana que quase beira um Doom Metal. Não estou exagerando !!! Em muitos trechos, os riffs de guitarra se assemelham a um Watain e (pasmem !!!) também a um estilo quase alcançando um My Dying Bride. Isso tudo mantendo a fúria e a blasfêmia de um Black Metal das antigas.
Não posso deixar de mencionar que a atmosfera caótica que o álbum passa é algo estarrecedor. Em poucas palavras, afirmo que este é um dos trabalhos mais peculiares do gênero e deve ser escutado com uma enorme cautela. Posso dizer também que não irá agradar de cara os fãs mais “xiitas” do Metal Extremo, mas ainda assim vale a conferida.
Expandam seus horizontes infernais sem medo. Disco muito bom e altamente recomendado!
Aldemar Ferreira