Borknagar – “True North” (2019)

71518993_1452366104903669_5991834283952570368_n
Compartilhe

Borknagar – “True North” (2019)
Century Media Records
#BlackMetal#VikingMetal#ProgressiveMetal

Para fãs de: WindirEnslaved

Nota: 10

São inúmeros os caminhos para uma horda se estabelecer na cena musical com todo o prestígio e reconhecimento. Para os noruegueses do Borknagar, isso não é (e nem nunca foi) uma tarefa difícil. Ao longo de uma grande carreira e diferentes formações, a horda se posiciona prontamente para a consagração definitiva com “True North”, seu décimo primeiro álbum de estúdio.

Contando com elementos mais grandiosos do que em seu disco anterior “Winter Thrice (2016)”, já lhes digo que os caras desenvolveram uma premissa diferente de quase tudo que já nos fora mostrado até hoje, visto que o disco conta com faixas de duração maior, harmônicos mais viscerais e a força e destreza do metal norueguês que se molda a cada nova faixa com uma diferente pretensão.

Aqui está um combo perfeito para quem busca versatilidade musical, visto que a horda trabalha imensamente a parte vocal de ICS Vortex (vocal/baixo) sem exageros e clichês, bem como engrandece os efeitos instrumentais de maneira a nunca ficarem repetitivos. A bem da verdade é que esse é um dos discos mais “espontâneos” já feito por eles.

Falando em um português mais claro, aqui temos um trabalho feito sem a intenção de impressionar, mas que mesmo assim se torna impressionante pelas suas características intrínsecas. Diferente do que vimos em “Universal (2010)”, aqui a horda não se sente mais fazendo um trabalho experimental, muito pelo contrário, ela demonstra a certeza de que sua sonoridade alcança vertentes inimagináveis e de vários gostos ao mesmo tempo.

Trago destaque para as grandiosas faixas “Up North” e “Mount Rapture” por suas composições ímpares, dignas de serem apreciadas ao vivo, se um dia forem possíveis.

É sem dúvidas um dos discos mais satisfatórios de 2019 e que não irá desapontar nenhum fã. Apenas tenham isso em mente: Não é um disco que você aprecia, mas sim um disco onde você se ambienta. NÃO DEIXEM DE CONFERIR !!!

Aldemar Ferreira

Compartilhe
Assuntos

Veja também