Metal na Lata

Dismember – “Death Metal” (1997) (Relançamento 2023)

DISMEMBER_DEATH_METAL
Compartilhe

Dismember – “Death Metal” (1997) (Relançamento 2023)

Nuclear Blast | Shinigami Records
#DeathMetal

Para fãs de: Entombed, Autopsy, Bloodbath, Hypocrisy

Texto por Mauro Antunes

Nota: 9,5

A era áurea do Dismember marcou a cena do death metal dos anos 90. A repercussão de seus trabalhos transcendeu o velho continente, e, ao lado de bandas como In Flames, apesar de serem de cidades diferentes, elevaram o nome e o status do metal sueco. Em 1997, a banda lançou no mercado simplesmente seu melhor trabalho, comparável a clássicos como “Reign in Blood” ou “Master of Puppets”, o que conferiu ao Dismember o rótulo de banda clássica.

“Death Metal” é o título mais perfeito para um álbum do gênero, já que aqui, tudo é Death Metal, literalmente. O disco também marca a estreia do baterista e principal compositor Fred Estby como produtor, conferindo ao Dismember uma sonoridade ainda mais agressiva, evidente em faixas como “Of Fire”, “Misanthropic”, “Silent Are the Watchers’” e a perturbadora “Mistweaver”, entre outras. A quantidade de riffs é surreal, algo raro de se ver em um único disco.

Para este relançamento, o álbum foi totalmente remasterizado, e não é necessária uma audição mais detalhada para perceber isso. A nova versão está mais moderna, mais potente e ainda mais destruidora. É uma pena que os outros discos deste pacote não tenham passado pelo mesmo processo, pois seria maravilhoso ouvi-los assim. A discografia do Dismember seguiu com trabalhos marcantes, mas sem o mesmo brilho aqui apresentado, mas isso é assunto para uma próxima resenha.

Não são apenas as 12 faixas do tracklist regular que temos aqui; este relançamento vai ainda mais longe, presenteando os fãs com 5 faixas bônus, sendo 4 delas do EP “Misanthropic”, lançado originalmente também em 1997. Um presente e tanto para os fãs mais fervorosos, entre os quais este redator se inclui. Banda clássica e “Death Metal” é sua obra-prima. Metal de cabeceira!

Compartilhe
Assuntos

Veja também