Metal na Lata

Dismember – “Like An Ever Flowing Stream” (1991) (Relançamento 2023)

dismember_flowing
Compartilhe

Dismember – “Like An Ever Flowing Stream” (1991) (Relançamento 2023)

Nuclear Blast | Shinigami Records
#DeathMetal

Para fãs de: Entombed, Hypocrisy, Seance, Lik, Vomitory

Texto por Ricardo L. Costa

Nota: 10

Que delícia ser agraciado com esses relançamentos, afinal, o disco em questão foi lançado no longínquo ano de 1991 e nunca teve, injustamente, diga-se, uma versão nacional adaptada aos nossos padrões. Mas esse paradigma acaba de ser quebrado.

“Like An Ever Flowing Stream”, primeiro trabalho do Dismember, transpira a real essência do Death Metal sueco, e mais: arrisco dizer que foram os patronos fundadores de uma sonoridade muito peculiar, um estilo muito próprio de fazer música extrema com qualidade e identidade.

A timbragem das guitarras, carinhosamente denominada de “buzz saw”, define uma banda única em sua proposta, e tudo que surgiu posteriormente a isso ficou muito marcado por essa característica. Pra contextualizar, pense em riffs corrosivos, cortantes, como se abrissem feridas na pele do ouvinte. Alie a isso a inclusão de uma melodia mórbida e ao mesmo tempo cativante, atrelada a um peso colossal e teremos uma vaga ideia do que esses sujeitos são capazes.

Somente por isso tudo que fora mencionado, “Like an Ever…” já pode ser classificado como uma obra atemporal, cuja relevância ecoara por séculos. A produção é perfeita para os padrões da época, realçando sublimemente toda a densidade e peso das composições num repertório onde a menção de algum destaque se torna automaticamente uma tarefa ingrata.

“Soon to be Dead”, “Bleed For Me”, “Skin Her Alive” e “Defective Decay” pontuam momentos empolgantes de um trabalho perfeito. Se eu fosse convocado agora para definir todo um subgênero em um único disco, certamente a resposta seria “Like an Ever Flowing Stream”. Diante disso, a nota não poderia ser outra. Clássico na mais perfeita acepção da terminologia!

Compartilhe
Assuntos

Veja também